Vitória terá nestas eleições 266.570 cidadãos aptos a votarem em outubro. E a distribuição geográfica deles revela atenção necessária dos candidatos a prefeito e a vereador para serem os mais efetivos possíveis em suas campanhas.
O mapa de calor publicado por ES Hoje em Dados aponta a preponderância para cinco bairros que reúnem eleitores de classe média e de classe alta: Jardim Camburi, Jardim da Penha, Praia do Canto e Santa Lúcia. Juntos, eles reúnem grupo de 95.492 pessoas, o equivalente a 35,82% do eleitorado da Capital.
Leia também:
- Mapa de Serra: maior colégio eleitoral do ES
- Mapa de Vila Velha: bairros e suas peculiaridades
- Mapa de Cariacica aponta núcleos de concentração
Essa preponderância faz sentido pelo fato de que 81.426 aptos ao sufrágio em Vitória possuem ensino superior completo, ou seja, 30% das pessoas que poderão fazer suas escolhas nas urnas.
Também é relevante apontar o destaque de Jardim Camburi. O bairro conta com 37.166 eleitores, quantitativo maior do que muitas cidades capixabas. De cada 100 cidadãos que podem votar em outubro na Capital, 13 estão lá, o que faz com que o bairro tenha forte peso na definição de prefeito e também de vereadores.
Outro conglomerado que não pode ser desprezado é das áreas envoltas da Grande Santo Antônio e Grande São Pedro. Analisando da Ilha do Príncipe e subindo até Nova Palestina, estão reunidos 52.670 eleitores, sendo que os colégios eleitorais de São Pedro I e São Pedro III têm, juntos, 10.733 pessoas.
Assim sendo, são áreas capazes de elegerem seus próprios representantes para a Câmara dos Vereadores e que terão cabos eleitorais cobiçados para os candidatos a prefeito.
Vitória tem característica de tíquete de remuneração mais alto, até pela maioria de cidadãos com ensino superior completo e ensino médio completo (79.550). No entanto, aqueles que forem às urnas precisam se atentar à realidade de que 79.461 têm escolaridade entre ensino médio incompleto ao analfabetismo, perto de um terço da cidade que necessita de amplo amparo da estrutura da máquina.











