Nem toda campanha provoca os resultados esperados. Um vídeo amplamente compartilhado pela cidade de Guarapari é exemplo disso. A publicação que viralizou entre os grupos de Whatsapp na região de ataque à candidatura do vereador Rodrigo Borges (Republicanos) a prefeito provocou uma reação em favor do republicano muito maior, bem ao contrário do que se esperava.
O vídeo dá conta que Rodrigo Borges, como advogado que é, atuando no ramo criminal, tem seu nome ligado a 126 processos em defesa a réus por crime de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Em defesa, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo e ex-presidente da Associação Brasileira dos Criminalistas (Abracrim-ES), Homero Mafra, foi às rede sociais, afirmando que Rodrigo Borges tem seu apoio pela atuação advocatícia.
“O vídeo atinge a honra do advogado Rodrigo Borges em razão do seu exercício profissional. Dizem que Rodrigo defende o tráfico e traficantes. Não! Ele exerce a advocacia e quem vai um vídeo desses não atinge só a Rodrigo, mas atinge a advocacia”, pontua Mafra.
Em nota a 4ª subseção da OAB/ES, que compreende à cidade de Guarapari, também defendo o advogado e candidato. O documento, assinado pela presidente Mônica Silva Ferreira Goulart, diz que o vídeo foi disseminado a partir de 2 de setembro pela cidade.
“A 4ª subseção da OAB/ES vem a público manifestar seu repúdio quando a tal fato e destacar que o exercício da advocacia não deve ser confundido com a prática de crimes. A advocacia, frisa-se, é essencial à administração da justiça e desempenha um papel fundamental na defesa do Estado Democrático de Direito. (…)O direito de defesa é um pilar constitucional que assegura a todos os cidadãos a garantir um julgamento justo e imparcial”, diz trecho da nota.
Mais reação
No grupo de Whatsapp COMTUR-Guarapari, que reúne empresários e agentes do setor turístico da cidade, Edgar Behle, atual secretário de Turismo da prefeitura de Guarapari compartilhou o vídeo e foi repreendido por outros membros.
Behle apoia a eleição de Emanuel Vieira (União Brasil), candidato lançado pelo prefeito de Guarapari, Edson Magalhães. No grupo, após publicar o vídeo, recebeu a seguinte mensagem: “Faça sua campanha onde quiser, existem fóruns para isso, mas em um grupo extremamente sério e sem esse propósito, ridículo. Aqui, realmente, não é lugar”.
Em seguida, tentou justificar: “Não fiz apologia a nenhum candidato… apenas apresentei fatos jurídicos… isso é crime ou informação… estamos em sessão de censura??”.
Outro comentário repreendendo Edgar Behle disse que o tom do vídeo dava a entender que o candidato era o traficante, e não o advogado no exercício da advocacia. “Que susto!!! Pensei que ele era o traficante, mas era o advogado fazendo o trabalho dele. Advogado não solta ninguém, a investigação e provas fracas fazem isto”.
TENHO O DIREITO E EXERÇO O MEU DIREITO DE NÃO VOTAR EM ADVOGADO.
OBRIGADO.