Com 67 anos de atuação, a Findes é a instituição-chave que representa mais de 20 mil indústrias no ES. Nosso objetivo central é a defesa estratégica dos interesses do setor, visando o desenvolvimento socioeconômico e industrial contínuo do Estado. Trabalhamos para ter um ambiente justo e previsível, com regras claras, ética e segurança jurídica, fatores fundamentais para a sustentabilidade das empresas e para a atração de novos investimentos para o Espírito Santo.
Em um cenário de rápidas transformações, nossa atuação se alicerça em ações de advocacy baseadas em dados, análises técnicas e estudos de impacto. Nós nos apoiamos em evidências e mantemos um diálogo republicano com as autoridades, buscando contribuir com decisões que aprimorem o ambiente de negócios e, por consequência, a qualidade de vida da população.
Para cumprir esse papel de forma eficaz, estruturamos o Programa Proindústria, em que articulamos a pauta industrial e atuamos pela melhoria do ecossistema empresarial. A iniciativa está ancorada dentro da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) na Área de Defesa de Interesse, formada por especialistas e com uma vasta rede de participação.
Sua capilaridade se manifesta através de: 06 Câmaras Setoriais que debatem os desafios de segmentos vitais e os transformam em pautas de advocacy; 10 Conselhos Temáticos, fóruns especializados em temas transversais cruciais; e 131 Órgãos Colegiados que garantem a participação estratégica da indústria em instâncias decisórias nos níveis municipal, estadual e nacional.
Essa articulação garante que a indústria seja ouvida com peso técnico e representatividade abrangente em discussões fundamentais para o desenvolvimento do Estado e do setor. A Área de Defesa de Interesses ainda atua no fortalecimento do setor no mercado internacional, na facilitação de acesso a crédito e no impulso à cadeia de petróleo, gás e energia.
Toda essa representatividade só se viabiliza pela participação das empresas. O Proindústria analisa políticas e proposições legislativas, apresentando sugestões técnicas que elevam a competitividade. E as empresas participantes ganham visibilidade, acesso a informações estratégicas e participação direta na construção de políticas públicas.
O associativismo de alto nível é a ferramenta mais poderosa à disposição do setor. Convidamos toda a indústria a se envolver de maneira decisiva, seja pela filiação aos 38 sindicatos patronais ou assumindo assento nos nossos Conselhos e Câmaras. E, fortalecer o Proindústria é um investimento estratégico na perenidade e no futuro sustentável da Indústria capixaba.
***
Fábio Dias
Gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da FINDES e bacharel em Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial












