Dólar Em alta
5,006
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,006

Cem dias de Arnaldinho em Vila Velha tem adaptação à tecnologia e promessa de obras em infraestrutura

POR ALEXANDRE PASSOS

Após 100 dias de mandato, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), resume o foco de atuação nos últimos três meses em duas palavras: inovação e tecnologia.

Eleito em segundo turno com 69% dos votos, ele afirma que a gestão tem trabalhado para manter o controle administrativo, diminuir a burocracia e transformar a cidade no melhor cenário empresarial possível. O objetivo é atrair investimentos.

“Muitas empresas de Vila Velha saíram da cidade por conta da burocracia e da falta de logística. Agora, temos o dever de manter as que estão aqui, captar novos empreendimentos e repatriar as que foram expulsas nas últimas administrações”, promete.

Vereador por dois mandatos, Arnaldinho Borgo esteve na oposição ao governo do município durante a gestão de Max Filho (PSDB). Agora, chefe do executivo, ele conta que a principal dificuldade encontrada é a falta de informação. “A dificuldade vem da incapacidade administrativa de muitos anos da prefeitura de Vila Velha”, afirma.

Segundo ele, processos sumiam conforme a necessidade e interesses particulares. “Isso [falta de informação] acabou em Vila Velha. Temos que entregar para a população serviços públicos com agilidade, eficiência e eficácia. Ainda deixarei um legado para os próximos que assumirem a prefeitura: não vai ter processo perdido nem falta de informação, porque é com ela que se toma decisões assertivas”, diz.

Sobre a relação com a Câmara Municipal, o prefeito garante que mantém bom trato com os vereadores e que respeita as divergências da democracia. “Os vereadores são parceiros da administração, cada um dentro de uma atribuição. Eles não se furtam quando são chamados pela administração. A oposição me tira da zona de conforto e é um contraponto importante”.

No início do mandato, Arnaldinho Borgo exonerou funcionários comissionados que foram nomeados por ele mesmo. Questionado, o prefeito garante que as indicações têm a capacidade técnica entre os critérios de escolha.

“Cargo comissionado é livre em nomeação e exoneração. Quando acreditamos que uma pessoa não está produzindo, ela é exonerada. Servidor tem que produzir e entregar para a sociedade”, defendeu.

Investimento em infraestrutura

Ao iniciar os trabalhos na administração da cidade, Arnaldinho Borgo conta que foi necessário um trabalho de corte de gastos e ajustes fiscais. Mesmo com essas condições, há promessa de investimentos. O prefeito revela que a pandemia de Covid-19 atrasou o início de mais de 30 obras na cidade.

No entanto, segundo ele, a perspectiva é de melhora. “Neste ano de 2021, Vila Velha vai receber o maior investimento em infraestrutura de sua história”.

Com o orçamento já liberado, a administração pretende aplicar cerca de R$ 200 milhões na área, fruto de investimento próprio da cidade, por meio de impostos e financiamentos. Entre as obras, estão programadas a pavimentação de ruas, praças e a construção de unidades de saúde, creches e 16 novas escolas.

A dificuldade, no entanto, é dar ordem de serviço. “Por conta da pandemia, as empresas não conseguem fazer contratação de mão de obra para as construções”, explica.

Combate à pandemia

O prefeito atribui o andamento da vacinação contra o novo coronavírus à organização da gestão. O agendamento da aplicação das doses é realizado pela internet. “Ano passado, idosos se aglomeravam em filas por vacinas. Este ano, o cidadão entra no site, marca dia, hora e local, sem pressa, correria ou aglomeração”.

Atualmente, cerca de 70% da oferta de serviços públicos contam com sistema de atendimento eletrônico e os protocolos digitais vão diretamente para os setores responsáveis. “O município está online. Isso gera economia financeira e de tempo”.

Entre os grupos vacinados, Arnaldinho Borgo ressalta que todos os 300 profissionais da Guarda Municipal estão imunizados. Além disse, a corporação, que só tinha cinco viaturas, agora conta com mais de 30 veículos.

As medidas para o enfrentamento à Covid-19 incluem a entrega de 50 mil máscaras, 100 mil litros de álcool em gel e campanhas de orientação. No final do mês de março, a prefeitura lançou o Bolsa Aluno. Durante três meses, pais e responsáveis de matriculados na rede pública de ensino receberão um cartão com o valor de R$ 450 a serem gastos exclusivamente no comércio da cidade.

O auxílio tem o objetivo de impedir a evasão escolar e aplacar a fome das famílias em condição de vulnerabilidade, intensificada com a pandemia. Os alunos da rede municipal acompanham as aulas remotamente, por meio da plataforma “Escola Tá On”.

O prefeito afirma que tem trabalho em conjunto com o Governo do Estado. “O governo estadual está buscando salvar vidas, abrindo novos leitos e prestando apoio às unidades de saúde”, finaliza.

TEXTO EDITADO POR THAIS ROSSI

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas