As sete escolas do Grupo Especial do Carnaval entram na Avenida no Sambão do Povo na noite neste sábado (22). Nos enredos, São Jorge, Ibejis, Sebastião Salgado e a relação de outra orixá, Nanã, com as panelas de barro de Goiabeiras. Confira as ordens e resumo dos enredos:
22h – “Pulsar da Vida”, da Jucutuquara
Fundada em 1972, a Unidos de Jucutuquara escolheu o enredo “Pulsar da Vida” para buscar o oitavo título no Carnaval de Vitória, em 2025. A escola será a primeira a desfilar e contará com 2.200 componentes, 3 carros alegóricos, um tripé fixo e um tripé (andor) complementando o abre-alas.
23h12 – “Da Lama Sai Muito Barulho”, da Chegou o Que Faltava
Segunda escola a entrar na avenida, a Chegou o Que Faltava levará para o Sambão do Povo um enredo que celebra as raízes e a força da comunidade. Com o título “Da Lama sai muito barulho!”, a agremiação fundada em 1975, homenageará o bairro Goiabeiras, seus saberes e tradições que emergem do manguezal, simbolizando a essência cultural da região.
00h24 – “Ibeji”, da Unidos da Piedade
A Unidos da Piedade será a terceira escola do Grupo Especial a levar seu enredo, “Ibeji”, para a passarela do samba. A intenção é celebrar a vida das crianças. O presidente da escola, Jocelino Júnior, fala sobre o enredo: “nossa comunidade é uma comunidade formada por muitas mulheres e crianças. Aqui, vamos falar de e a renascimento, no ano que a Piedade completa 70 anos”.
1h36 – “O Guerreiro da Capa Encarnada – Jorge do Povo Brasileiro”, da MUG
A Mocidade Unida da Glória (MUG), atual campeã do Carnaval de Vitória, será a quarta escola do Grupo Especial a levar seu enredo para a passarela. A escola, fundada em 1980, conquistou 9 títulos, sendo o último em 2024. Na jornada em busca do décimo título, a Mocidade Unida da Glória leva para a disputa o enredo “O Guerreiro da Capa Encarnada – Jorge do Povo Brasileiro”.
2h48 – “As Voltas Que a Vida Dá”, da Novo Império
Com a concepção do carnavalesco Osvaldo Garcia, a escola de samba Novo Império apresenta, em 2025, o enredo com o título: “As Voltas Que a Vida Dá”. O tema abordará a vida noturna e boêmia da cidade de Vitória, interpretando-a como um elemento propiciador de histórias, folclore e cultura.
4h– “Os Olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado”, da Independente de Boa Vista
A Independente de Boa Vista será a sexta escola do Grupo Especial a desfilar seu enredo na passarela do Sambão do Povo. A Agremiação vai levar para a avenida o tema “Os Olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado”, que celebrará um grande fotógrafo brasileiro, capaz de capturar e enxergar o mundo com outros olhos.
5h12 –”Só Quem Sabe Onde É Luanda, Saberá Lhe Dar Valor”, da Imperatriz do Forte
De volta ao grupo especial, a escola que conquistou o título de campeã do grupo de acesso em 2024, Imperatriz do Forte, levará para a avenida a cultura e a história do povo de Luanda. Com o enredo “Só quem sabe onde é Luanda, saberá lhe dar valor”, a escola fala sobre a jornada pelas raízes africanas.