Dólar Em alta
5,193
29 de maio de 2024
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,193

Moqueca 027: sustentabilidade deve ser uma prática também na folia

O camarote Moqueca 027 é, verdadeiramente, diferenciado. Para além de oferecer os melhores serviços, produtos e atendimento com a maior qualidade aos foliões que escolhem o espaço para experienciar o desfile das escolas de samba no Sambão do Povo, dá exemplo quando o assunto é sustentabilidade. Não à toa, o brilho dela deu o tom do evento no camarote em 2024.

Mais do que cuidar de como os ‘moquequeiros’ iam se divertir – tendo as melhores marcas de bebidas, um buffet completo e exclusivo, bem como atrações musicais – durante os dois dias de evento (2 e 3 de fevereiro) houve preocupação com o que se geraria a partir disso.

A idealizadora do camarote, Bianca Coutinho, passou a adotar, em 2023, ações sustentáveis, como adoção de ecocopos, separação de resíduos e os cuidados com a escolhas da decoração, dentre outras.

“Em 2023 passamos a orientar nossos moquequeiros que fossem desfilar, que doassem as fantasias para não descartarem incorretamente. Como exemplo, também cuidamos da nossa “fantasia”: a decoração foi feita de lona, que doamos para o projeto Recicla Folia e depois compramos deles as bolsas, que foram distribuídas com os kits entregues esse ano. Além do reaproveitamento de material, a geração de emprego e renda para quem produziu as bolsas”, relatou.

O Moqueca 027 em 2024 repetiu a decoração com lonas e a doação, mantendo a parceria com a Recicla Folia, mas foi além: separou os resíduos doando alumino e garrafas pet para associação Amariv, e todos os vidros tiveram sua venda revertida em mudas de plantas nativas da Mata Atlântica.

Foram 50 quilos de latinhas e 70 quilos de garrafas plásticas, além 110 quilos de vidros.

Conservação da biodiversidade

Moqueca 027: sustentabilidade deve ser uma prática também na folia

Já em parceria com o Brasil Mata Viva (BMV), por meio do camarote Moqueca 027, o jornal ES Hoje está contribuiu com as metas estabelecidas na Conferência das Nações Unidas para a biodiversidade (COP15), em 2022 no Canadá, cujo principal objetivo foi a conservação da biodiversidade para a próxima década.

Durante os dois dias de desfiles das escolas de samba, o espaço no Sambão do Povo, juntamente com o greentech BMV, adotou medidas para reduzir o impacto ambiental negativo das suas operações. ES Hoje adquiriu 3.0 Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCS) – cada unidade equivale a 13 m² de área nativa preservada e todos os 27 benefícios gerados por manter a floresta em pé, dentre eles a preservação da fauna, flora, manutenção de fluxos hidrológicos, madeira armazenada, estocagem de carbono, entre outros.

“A quantidade de UCS adquirida por nós foi uma soma nas ações ambientais realizadas, como a não utilização de descartáveis, a destinação para reciclagem dos pets, vidros e alumínio, entre outras ações. As 3UCS foram calculadas pelo BMV de acordo com as emissões de gases que geramos para fazer o Moqueca 027 acontecer”, detalhou Licia Mesquita, Diretora Geral do Impact Hub Vitória – consultora para organização da iniciativa sustentável em 2024.

Esse sistema visa garantir viabilidade econômica para a conservação da floresta e o aumento de área restaurada, preservação de fauna e flora, tornando-a atrativa para investimentos, expansão de capital e inclusive permitindo a criação de fundos de investimento e securitização com base nessas unidades, contribuindo assim para a preservação ambiental.

“Com essa ação apoiamos também o atingimento das metas da Agenda 2030 da ONU, diretamente ligada aos seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis: Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Consumo e Produção Sustentáveis, Ações pelo Clima, Vida na Terra e Parceria para Atingimento dos Objetivos”, concluiu a coordenadora do Moqueca 027 e diretora de Marketing de ES Hoje, Bianca Coutinho.

Registros de ações sustentáveis no Moqueca 027 em 2024:

Acesse a Revista da Folia de 2024

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas