Começou nesta segunda-feira (14), a campanha pela reabertura consciente do comércio no estado. Promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL), a iniciativa concentra esforços na conscientização popular para evitar novos contágios e a consequente paralisação do setor.
No “Dia D de Conscientização”, as ações ocorrem em 52 municípios do estado e deve percorrer os principais pontos comerciais das cidades, com a distribuição de materiais, como bótons e cartazes, nas ruas e estabelecimentos. Profissionais das CDLs locais também irão conversar com os lojistas para dar mais detalhes do movimento.
O objetivo da campanha, que tem como lema “Quando você se cuida aí, nosso comércio abre as portas aqui”, é evitar uma nova onda de contágio e o eventual fechamento dos estabelecimentos novamente, como conta o superintendente da CDL Vitória, Wagner Junior Corrêa.
“Uma vez aumentado o contágio, naturalmente há impacto no comércio, e isto pode causar um novo fechamento. Vamos fazer nossa parte para, primeiramente, cuidar das pessoas e, consequentemente, dos negócios. Na atuação corpo a corpo, a gente espera impactar, durante a semana, cerca de 2 mil empresas e 10 mil pessoas diretamente ligadas ao comércio”, explica Corrêa.
Na capital, estão programadas ações nas regiões do Centro, de Jardim da Penha, Praia do Canto e no Shopping Vitória, além de lojas e supermercados parceiros. A campanha conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e da Unimed.
Além da atuação presencial, o esforço também é virtual. Todas as informações da campanha estão disponíveis no site seucomercioseguro.com.br, lançado nesta segunda. Todos os lojistas terão acesso ao material produzido, como vídeos e posts, com intuito de alertar para as medidas sanitárias de enfrentamento ao novo coronavírus.