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Brinquedo com mapa do Brasil exclui Espírito Santo

Um quebra-cabeça desenvolvido pela marca Grow gerou reclamações de consumidores capixabas. O brinquedo “Puzzle Play Gigante Mapa do Brasil”, que teria o intuito de estimular o raciocínio lógico das crianças, mostrando as peculiaridades das regiões e estados do país, não conta com informações sobre o Espírito Santo.

O capixaba Fabrício Ceccato deixou as reclamações nas redes sociais da empresa. “Estou pesquisando sobre o quebra cabeça do Brasil com realidade aumentada e percebi que o único estado que não possui qualquer elemento que o identifique é o Estado do Espírito Santo”, comentou o consumidor na publicação.

O brinquedo é destinado a crianças maiores de seis anos. No site da marca, a descrição do produto informa que o quebra-cabeça tem o objetivo de ensinar os pontos turísticos e peculiaridades de cada região. A interação conta com o recurso da realidade aumentada, no qual a criança aponta o celular para o quebra-cabeça montado e pode ver curiosidades dos estados.

Fabrício estava pesquisando sobre o brinquedo para comprar para a afilhada, mas desistiu após perceber que o Espírito Santo não era representado corretamente no produto. O consumidor teve acesso a um vídeo, no qual um vendedor mostrava o quebra-cabeça montado. “Não tinha nada sobre o estado. Ela iria brincar com um produto que não tem informações nem sobre o estado onde ela mora?”, questiona.

Ao fazer a reclamação nas redes sociais, Fabrício aproveitou para listar informações acerca do Espírito Santo que poderiam ser mostrados no brinquedo. O consumidor destacou a Moqueca Capixaba, o Convento da Penha, a Serra do Caparaó, o Congo, o Jongo, a Panela de Barro, bem como informações sobre a história do estado. “Tem tanta coisa boa no Espírito Santo. Com uma pesquisa rápida a gente consegue ter acesso a esses dados”, pontua.

O capixaba, de 43 anos, mora no Espírito Santo desde o nascimento e conta que se sentiu desapontado com a falta de representatividade. “Me deu desgosto. Fiquei muito triste porque eles não estão ensinando nada sobre o estado, estão omitindo informações”, destaca.

Fernando Otávio Campos, integrante do Conselho Estadual de Turismo do Espírito Santo (Contures) como representante da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), explica que a forma como o estado é visto a nível nacional é fruto da falta de divulgação nos anos anteriores. “A divulgação do turismo sempre foi um questionamento muito grande dentro do conselho. Agora o estado está começando a investir mais nessa área, mas nós estamos colhendo o que foi plantado durante anos anteriores”, afirma.

O conselheiro enfatiza que a chave para romper com esse apagamento da cultura local é a continuação do investimento na divulgação institucional. “A gente tem coisas que são únicas. As nossas praias, as montanhas, as dunas de Itaúnas, a radioatividade das areias monazíticas em Guarapari… Já temos uma série de produtos, o que falta é insistir na divulgação deles”, ressalta.

Por meio de nota, a empresa reconheceu o erro e afirmou que vai corrigir os próximos lotes do brinquedo. “Gostaríamos de agradecer ao consumidor que fez a reclamação quanto à falta de uma ícone específico no Estado do Espírito Santo, no PLAY PUZZLE GIGANTE – MAPA DO BRASIL DA GROW”.

Segundo a Grow, houve falha na elaboração da ilustração. “Reafirmamos que não houve intenção da empresa em desmerecer o Estado do Espírito Santo. O problema será sanado a partir do próximo lote de produção com a inclusão de um ícone representando a Praia de Guarapari. Pedimos desculpas a todos por esse mal entendido e estamos à disposição para maiores esclarecimentos” (atualizado as 15h59)*

Reportagem de Sara de Oliveira
Edição de Danieleh Coutinho
[email protected]

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