Dólar Em alta
5,306
11 de novembro de 2025
terça-feira, 11 de novembro de 2025
Vitória
19ºC
Dólar Em alta
5,306

José e Maria são campeões de nomes registrados em todo Brasil, aponta IBGE

O Brasil tem 404.088 pessoas que se chamam Enzo, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que publicou nesta terça-feira (4) os nomes e os sobrenomes mais comuns no Brasil, de acordo com dados do Censo Demográfico 2022. O nome é o 67° mais comum no país e representa 0,20% da população. Mas não há ‘Enzo’ que chegue perto de José e de Maria.

Os dados podem ser consultados aqui.

Segundo a pesquisa, Maria é o nome mais popular entre as mulheres, enquanto José lidera entre os homens. Silva ocupa o primeiro lugar entre os sobrenomes. O Censo foi a campo a partir de 1º de agosto de 2022, após dois anos de atraso em razão das restrições da pandemia e da escassez de orçamento no governo Jair Bolsonaro (PL).

Só no Espírito Santo, segundo o estudo, há 71,8 mil pessoas com José como primeiro nome e 178.245 “Marias”.

Esta é a segunda edição do levantamento realizado no Brasil. “A versão anterior do Nomes no Brasil, lançada em 2016 com dados do Censo 2010, foi um sucesso absoluto e inesperado de público. Agora que temos a real dimensão do grande interesse da sociedade por dados sobre nomes, quisemos não só atualizar o site com dados do censo mais recente, como acrescentar mais dimensões para se explorar”, ressalta Rodrigo Almeida Rego, gerente de Inovação e Desenvolvimento no IBGE e responsável pelo projeto.

Ao clicar em cada nome registrado, é possível saber o número total de pessoas registradas e a concentração de registros por localidade, além de uma linha do tempo mostrando a frequência de registros por década. O IBGE também oferece o cálculo da idade mediana para cada um dos nomes próprios (indicador que divide o grupo entre os 50% mais jovens e os 50% mais velhos).

Geração Enzo

Enzo se tornou popular no país a partir dos anos 2000, com o nascimento do filho da atriz Claudia Raia e Edson Celulari, em 1997, e passou a ganhar força de 2010 a 2019, com a geração Enzo, quando nasceram 248.289. A média de idade deles é de 6 anos.
O Censo contou 115.040 pessoas com nome Enzo entre 2020 e 2022.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas