Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Bares e restaurantes terão funcionamento reduzido em cidades de risco moderado

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde dessa sexta-feira (20), o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou alterações nas regras de funcionamento de bares e restaurantes. Em cidades com classificação de risco moderado de contaminação pelo coronavírus, os estabelecimentos podem funcionar de segunda à sábado, até às 22h, e aos domingos até às 16h.

Já outras atividades, entre elas o comércio, com “ambiente controlado” pelo governador, não sofrerão alterações no funcionamento. Entretanto, Casagrande afirmou que as mudanças das medidas de restrição poderão ser semanais.

“Nós vamos fazer mudanças das medidas qualificadas praticamente toda semana se for preciso. As medidas qualificadas são as que a gente adota e mudávamos pouco com relação a restrições sociais e econômicas. Elas são diferentes de acordo com o risco e toda semana teremos um novo mapa de risco”.

Em relação aos números da doença no Espírito Santo, o governador anunciou que agora cinco municípios estão na lista de risco moderado. A taxa de ocupação das UTIs está em 49,2% e o chefe do Executivo também afirmou que “a hora que essa ocupação chegar a mais de 50% dos municípios serão classificados risco moderado. Alguns até em risco alto se a gente continuar com essa alta”.

Casagrande também afirmou que, apesar de os números ainda não estarem no mesmo patamar dos meses de maio, junho e julho, houve uma alta no número de casos ativos nos últimos 28 dias. “Hoje estamos identificando 1.000 novos casos por dia. A média móvel de óbitos já chegou a nove e agora estamos entre 12 e 13. A ocupação dos leitos de UTI chegamos a 45% e agora estamos perto de 50%”.

Em relação aos eventos corporativos, haverá uma limitação de até 300 pessoas, sempre respeitando o distanciamento social e medidas de segurança. A restrição nos bares e restaurantes se deu “porque não são ambientes controlados. As pessoas, logicamente, precisam tirar as máscaras, se aproximam muito mais e falta esse cuidado para evitar o contágio”, explicou.

O governador também afirmou que a pressão sob o sistema de saúde capixaba é muito forte e que a fiscalização de aglomerações vai aumentar no Espírito Santo, pedindo a ajuda dos municípios para isso. Casagrande também fez um apelo para que a população faça um ‘verão mais contido’, já que “nós não teremos a vacina nesse ano”.

Em relação ao funcionamento das escolas afirmou que até o final de 2020 seguem da mesma maneira. Municípios com risco moderado permanecem com atividades remotas e atividades presenciais somente são permitidas em locais com risco baixo. “Isso pode mudar no ano que vem, mas neste ano será assim”, concluiu.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas