Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Balzaquiana mais famosa do ES faz aniversário neste domingo (23)

Às 10h20 do dia 23 de agosto de 1989 um primeiro veículo atravessava a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, a Terceira Ponte, que acabava de ser inaugurada. Ou seja, um dos principais cartões postais do Estado – e obra fundamental para o desenvolvimento da região metropolitana – está completando 31 anos de vida.

Atualmente, trafegam pela ponte uma média de 88 mil veículos por dia, levando em conta os números anteriores à pandemia. Só este número já seria suficiente para demonstrar que a ponte é mais do que um monumento. Ela é parte da vida de muitos capixabas que a utilizam para ir e vir ao trabalho, à escola e também na hora do lazer.

Balzaquiana mais famosa do ES faz aniversário neste domingo (23)
Foto: Divulgação

É também um marco na vida de pessoas que acompanharam bem de perto todos os últimos 31 aniversários, como o encarregado da RodoSol, Luiz Ferreira, que também trabalhou na construção da Terceira Ponte e acabou sendo contratado pela concessionária que assumiu a administração do sistema.

Na década de 80, Luiz deixou Minas Gerais e veio para o Estado em busca de oportunidades profissionais. Conseguiu emprego na obra da Terceira Ponte. “Trabalhar na construção durante aqueles anos e, depois, ver a ponte de pé foi emocionante. Era uma expectativa muito grande. Marcou a minha vida e vida de muitas outras pessoas. Sou feliz de ajudar a cuidar da ponte até hoje”, lembra.

André Beltrane, que hoje é gestor de Atendimento da RodoSol, trabalhava para outra concessionária que era responsável pela ponte na época e cobrou o primeiro pedágio ao governador Max Mauro. “Lembro que eu estava coordenando o trabalho e não seria eu a fazer a cobrança, mas houve alguma mudança na cabine que seria utilizado e acabei assumindo o posto para fazer a cobrança e dar passagem ao primeiro carro que passaria na ponte. São histórias que a gente não esquece”, afirma.

A ponte em números:
61 pilares
3,3 km de extensão
Vão central com 70 metros de altura
Fluxo na Ponte (média por dia) 88 mil veículos (antes da pandemia)
A distância entre os pilares é de 260 metros, permitindo a passagem dos navios que acessam o Porto de Vitória.

Um projeto

A Terceira Ponte começou a ser idealizada em 1973, quando o então governador Arthur Gerhard Santos retornou de Brasília anunciando uma ligação entre a Praia do Suá e Vila Velha.

O começo

O governador seguinte, Élcio Álvares, concordava com a ideia da construção, mas só conseguiu iniciá-la em agosto de 1978, um ano antes de terminar seu governo. Executou um terço da obra, que, por falta de recursos, foiinterrompida e só retomada em 1984. Gerson Camata, que governou o Estado de 1983 a 1986, também não conseguiu inaugurar a Terceira Ponte, mas construiu a maior parte da obra.

Inauguração

A Terceira Ponte foi entregue e inaugurada em 23 de agosto de 1989. O governador Max Mauro pagou o pedágio (na época sob outra concessão) e atravessou, seguido da população.

Primeiro dia

No primeiro dia, as reportagens da época revelam que 6,3 mil veículos cruzaram a ponte.

Os primeiros

Logo depois do governador da época, jornais do dia 24 de agosto de 1989 trazem o registro dos dois moradores a passarem pela ponte: Evaristo Cardoso, o primeiro, morador de Terra Vermelha; e o segundo, Vagner de Oliveira, estudante de Arquitetura.

No geral, a população aprovou a iniciativa por conta da redução de tempo para se deslocar entre Vitória e Vila Velha.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas