Dólar Em alta
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,148

Aplicativo criado por capixaba que diagnostica Covid-19 busca adesão de médicos do ES

Mais um recurso tecnológico foi criado para ajudar no combate ao novo coronavírus, trata-se do aplicativo Telecovid. O app e o site recebem o cadastro de pacientes, fornece um diagnóstico com perguntas e se necessário encaminha o usuário para uma consulta em vídeo com um médico.

Aplicativo criado por capixaba que diagnostica Covid-19 busca adesão de médicos do ES
Jamil Cade. (Foto: Divulgação)

Um dos fundadores da ferramenta é o cardiologista capixaba Jamil Cade. Segundo ele, a demanda surgiu do Estado-natal e graças à W3Care, startup que já realiza procedimentos médicos de forma online.

“O processo do Telecovid surgiu de uma demanda do Espírito Santo para fornecer atendimento pessoas com covid. É uma plataforma de trabalho totalmente voluntário. Usamos toda a tecnologia da W3Care para desenvolvimento, com a ajuda de dois profissionais capixabas também e começamos atuar no último dia 2 de abril”, explicou.

Com mais de um mês ativo, o Telecovid já alcançou números expressivos. Além de também atender a população mexicana, 2 mil acessos em 20 estados brasileiros distintos já foram contabilizados no site e 600 consultas por telemedicina já foram feitas por 60 profissionais voluntários. Dados, que, segundo Cade, ajudaram o sistema de saúde.

“Conseguimos uma redução de 95% na procura aos prontos socorros e hospitais. Faz todo sentido no controle da pandemia porque reduzimos a contaminação e a transmissão do vírus. Com a consulta feita no aplicativo e, sabendo que não precisam ir ao médico, a movimentação nas casas de saúde diminui”.

Como funciona

Aplicativo criado por capixaba que diagnostica Covid-19 busca adesão de médicos do ES
(Foto: Divulgação)

Para ter acesso ao Telecovid, basta o paciente acessar o site www.telecovid.com, realizar o cadastro de forma anônima e dar início à consulta. O diagnóstico é feito através de perguntas como sintomas, doenças pré-existentes e medicamentos em uso.

Após isso é feita a classificação de risco. Se for baixa, o usuário não precisa se deslocar ao hospital ou pronto-atendimento. Caso contrário, uma videoconferência com um médico é iniciada no mesmo instante. A instalação do aplicativo para celular é realizada no site.

Voluntários

O sistema também recruta médicos de quaisquer áreas para poderem ajudar nos atendimentos. Todo o cadastro é realizado no site. Ao todo, 60 “heróis”, como são chamados, já atuam na plataforma.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas