Mais um recurso tecnológico foi criado para ajudar no combate ao novo coronavírus, trata-se do aplicativo Telecovid. O app e o site recebem o cadastro de pacientes, fornece um diagnóstico com perguntas e se necessário encaminha o usuário para uma consulta em vídeo com um médico.
Um dos fundadores da ferramenta é o cardiologista capixaba Jamil Cade. Segundo ele, a demanda surgiu do Estado-natal e graças à W3Care, startup que já realiza procedimentos médicos de forma online.
“O processo do Telecovid surgiu de uma demanda do Espírito Santo para fornecer atendimento pessoas com covid. É uma plataforma de trabalho totalmente voluntário. Usamos toda a tecnologia da W3Care para desenvolvimento, com a ajuda de dois profissionais capixabas também e começamos atuar no último dia 2 de abril”, explicou.
Com mais de um mês ativo, o Telecovid já alcançou números expressivos. Além de também atender a população mexicana, 2 mil acessos em 20 estados brasileiros distintos já foram contabilizados no site e 600 consultas por telemedicina já foram feitas por 60 profissionais voluntários. Dados, que, segundo Cade, ajudaram o sistema de saúde.
“Conseguimos uma redução de 95% na procura aos prontos socorros e hospitais. Faz todo sentido no controle da pandemia porque reduzimos a contaminação e a transmissão do vírus. Com a consulta feita no aplicativo e, sabendo que não precisam ir ao médico, a movimentação nas casas de saúde diminui”.
Como funciona
Para ter acesso ao Telecovid, basta o paciente acessar o site www.telecovid.com, realizar o cadastro de forma anônima e dar início à consulta. O diagnóstico é feito através de perguntas como sintomas, doenças pré-existentes e medicamentos em uso.
Após isso é feita a classificação de risco. Se for baixa, o usuário não precisa se deslocar ao hospital ou pronto-atendimento. Caso contrário, uma videoconferência com um médico é iniciada no mesmo instante. A instalação do aplicativo para celular é realizada no site.
Voluntários
O sistema também recruta médicos de quaisquer áreas para poderem ajudar nos atendimentos. Todo o cadastro é realizado no site. Ao todo, 60 “heróis”, como são chamados, já atuam na plataforma.