Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

Alimentos gordurosos aumentam risco de câncer de mama

A prevenção continua sendo o principal aliado no combate ao câncer de mama. O acompanhamento com consultas regulares ao ginecologista deve ser realizado anualmente pelas mulheres, mas adotar uma alimentação saudável e praticar atividade física são fatores que também influenciam positivamente.

O Instituto Nacional de Câncer estima que, por meio da nutrição e do exercício físico, é possível reduzir em até 28% o risco de se desenvolver a doença. Outros estudos epidemiológicos apontam que alimentos gordurosos aumentam os riscos de câncer de mama, uma vez que o excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico. Ginecologista da Samp, Remegildo Gava, considera a alimentação um dos principais pontos de atenção na prevenção ao câncer de mama.

“As escolhas alimentares são muito importantes. Enquanto alguns alimentos protegem o corpo contra a doença, outros estimulam o desenvolvimento do câncer. Junto da alimentação, é preciso estar atento a outros hábitos de vida, como o tabagismo, além do acompanhamento médico. As consultas regulares em ginecologistas ou mastologistas, onde são percebidas ou avaliadas as primeiras alterações suspeitas na mama, são fundamentais. O diagnóstico precoce aumenta em cerca de 95% as chances de cura”, reforça Remegildo.

Membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, ginecologista e mastologista da Samp, Neuzimar Rodolfo Serafim, defende o tripé alimentação, atividade física e rastreio como aliados no combate ao câncer de mama. “Estar atenta ao próprio corpo é fundamental, mas é preciso ir regularmente ao profissional médico que vai fazer o exame clínico e indicar como será o acompanhamento preventivo. O rastreamento iniciado pelo exame clínico e seguido dos exames de diagnóstico necessários garante um diagnóstico precoce, ampliando as chances de cura. Identificar o tumor precocemente significa aumentar as chances de cura e fazer tratamentos menos agressivos”, pontua Neuzimar.

Dicas para prevenir o câncer

Não fume: Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar é fundamental para a prevenção do câncer de mama.

Alimentação saudável: uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas adoçadas, pode prevenir o câncer. Evitar alimentos gordurosos também é indicado para prevenir alguns tipos, entre eles o de mama.

Mantenha o peso corporal adequado: Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. Uma alimentação saudável favorece a manutenção do peso saudável, além da prática regular de atividade física.

Amamente: O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos: As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado, seguir as orientações médicas e o tratamento indicado.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas: Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas