Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Acidentes por queimadura aumentaram 25% após pandemia, diz especialista

A morte de um casal de gêmeos de apenas dois anos em São Mateus, por um incêndio em casa, chama a atenção para acidente domésticos causados por fogo.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Ariosto Santos, esse tipo de acidente cresceu 25% após pandemia. “O uso do álcool na limpeza de casa é uma cultura do nosso país. Porém, não é recomendado. Após causar um aumento nos acidentes domésticos, a Anvisa proibiu a venda do álcool 70%, que só voltou a ser comercializado agora, com a pandemia”.

Acidentes por queimadura aumentaram 25% após pandemia, diz especialista
Foto: Reprodução / Internet

Segundo o especialista, o ideal é que o álcool, seja líquido ou em gel, só seja utilizado fora de casa.

“Acidentes domésticos são 79% dos casos de queimadura. O que muitas pessoas não sabem é que a chama do álcool é invisível. Por isso, quando você o passa nas mãos, em casa, e vai cozinhar, corre o risco de ser queimado sem perceber”.

Com a medida de isolamento social devido a Covid-19. esses acidentes aumentam, já que as crianças passam mais tempo dentro de casa.

O caso dos irmãos gêmeos que morreram em um acidente após, segundo testemunhas, aconteceu porque mãe ter esquecido o fogão ligado.

O médico reforça que as crianças são as maiores vítimas de acidentes domésticos. “O cuidado deve ser redobrado, pois as crianças não tem noção do perigo. Evite o uso do álcool ou os esconda fora do alcance das crianças”.

Além disso, o especialista reforça sobre mais cuidados. “Cozinha não é lugar de criança. Protejam as tomadas de casa e fiquem atentos com objetos elétricos”.

O médico recomenda, ainda, que o álcool seja substituído. “Água e sabão já resolvem e é mais barato. Lave os produtos após chegar do mercado com uma solução com água sanitária ou desinfetante para diminuir os riscos”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas