Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,116

Raquel defende avanço de inquérito sobre suposto repasse para Paes e Pedro Paulo

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra os pedidos da defesa do ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM-RJ) para arquivar o inquérito que investiga suposto esquema de propinas em obras dos Jogos Olímpicos. O deputado federal Pedro Paulo Teixeira (DEM-RJ) também é investigado no caso e se manifestou no processo. Ambos negam recebimento de valores ilícitos.

O inquérito foi instaurado em abril do ano passado para apurar suposto caixa dois de R$ 18,3 milhões da Odebrecht em prol da candidatura de Paes nas eleições de 2010, 2012 e 2014. Em troca, o democrata teria facilitado contratos em prol da empreiteira nas obras dos Jogos Olímpicos 2016.

No último dia 20, a Primeira Turma do STF decidiu acatar manifestação de Raquel Dodge e levar ao plenário a apreciação se o caso será desmembrado entre a Justiça Eleitoral e Federal do Rio de Janeiro.

A defesa de Paes apresentou pedido à Corte pelo arquivamento da investigação, alegando falta de justa causa e trâmite excessivo do inquérito. Em outro cenário, pede que o processo seja mantido no próprio STF e, se não for possível, que todo o caso relativo aos supostos pagamentos referentes ao ano de 2012 sejam encaminhados à Justiça Eleitoral, e não Federal.

No documento encaminhado ao STF, Raquel afirma que o argumento de falta de documentação para justificar a abertura do inquérito não se sustenta, visto que, além das delações de executivos da Odebrecht, há outros elementos a “subsidiar a investigação” e justamente por essa razão se faz “imprescindível a realização de mais diligências”.

Segundo a procuradora, a ausência de provas deve ser definida pelo juízo que ficará responsável por receber ou não a denúncia contra Paes, ou seja, a Justiça Eleitoral ou Federal do Rio de Janeiro.

“Nesse contexto, as evidências apresentadas pela Procuradoria-Geral da República para subsidiar o pedido de instauração do inquérito consubstanciam indícios suficientes para o prosseguimento da investigação em curso”, afirmou.

Sobre o alegado excesso de tramitação do inquérito, Raquel afirma que o mesmo foi instaurado em abril do ano passado e, desde então, diversas “intercorrências e discussões processuais” atrasaram a realização de diligências investigativas, que só se tornaram disponíveis entre março e abril deste ano.

Defesa

A reportagem está tentando localizar a defesa de Eduardo Paes e Pedro Paulo. O espaço está aberto para manifestações. Ambos sempre negaram envolvimento em atos ilícitos.

Paulo Roberto Netto
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas