Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Mais de 72 infrações eleitorais no Espírito Santo

Redação Multimídia ESHOJE

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/10/05/1_leonardo_alvarenga___juiz_auxiliar___tre___dayana_souza-94949.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5431f500ec92a', 'cd_midia':94939, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/10/05/leonardo_alvarenga___juiz_auxiliar___tre___dayana_souza-94939.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '233', 'align': 'Left'}Durante o dia da eleição, os números de pessoas tentando burlar a legislação foi alto. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foram 72 autuações, sendo 69 termos circunstanciados, portanto infrações de menor potencial ofensivo, e três autos de prisão em flagrante.
Dentre as 82 pessoas conduzidas, duas delas foram presas em Itapemirim, como o ESHOJE divulgou com exclusividade no início da tarde desta segunda-feira. Há também dois menores envolvidos nas infrações eleitores, como boca de urna.
A maior quantidade de irregularidades foi de boca de urna. Há casos também de capacitação ilícita de sufrágio. Um cidadão com munição reservada e perturbação do sossego completou a lista de infrações. Em Cariacica, ocorreram cinco termos circunstanciados, um envolvendo um adolescente. Na Serra foram três termos e um envolvendo um menor de idade. Em Guarapari ocorreram três termos.
Segundo dados enviados pela Polícia Federal à Justiça Eleitoral, em Vitória, Vila Velha e Viana ocorreu 13 termos circunstâncias e 18 conduzidos.
“Esse sistema é uma inovação porque não havia dados tão confiáveis antes. Temos hoje a possibilidade de ter esses dados para criar uma estrutura numérica. Havia a prática das pessoas serem detidas e depois liberadas. O mais importante é que tivemos atuação em todos os municípios do Estado”, explicou o juiz auxiliar da Corte, Leonardo Alvarenga.
Ainda faltam contabilizar os dados da detenções pela Polícia Civil, que devem ser fechados até esta segunda-feira (06). Não foi contabilizada a quantidade de selfies das urnas durante a votação, o que é uma infração eleitoral. “É uma prática ruim na democracia”, considerou o juiz.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas