Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

PRB libera filiados no 2º turno, mas deve dar mais apoio a Bolsonaro

O PRB decidiu na noite desta terça-feira, 9, liberar seus filiados no segundo turno para fazer campanha para o candidato do PSL a presidente da República, Jair Bolsonaro, ou para o presidenciável do PT, Fernando Haddad. A maior parte da bancada parlamentar, no entanto, prefere e pretende se engajar na campanha de Bolsonaro. O líder do PRB, deputado Celso Russomanno, terceiro mais votado em São Paulo, gravará um vídeo de apoio a Bolsonaro, a pedido do presidenciável.

“A executiva nacional do PRB, ouvida a bancada de deputados e senadores, decidiu, nesta terça-feira, 9 de outubro de 2018, liberar os seus membros para apoio no segundo turno da eleição para Presidente da República”, diz a nota divulgada pelo partido, após se reunir por mais de duas horas na Câmara dos Deputados.

A decisão se deu apesar de Bolsonaro ter conversado por telefone com a cúpula do partido e aberto um canal de aproximação, buscando o apoio. A ala da comunidade judaica que trabalha na campanha de Bolsonaro é próxima ao presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, eleito deputado por São Paulo e ex-ministro do governo Michel Temer. O partido possui vínculos com a Igreja Universal do Reino de Deus, cujo líder religioso, bispo Edir Macedo, declarou voto em Bolsonaro, após apoiar os últimos governos petistas.

A liberação ocorre por causa de interesses e alianças regionais do PRB. A nova bancada federal do partido terá 30 parlamentares, nove a mais que a atual, entre eles deputados eleitos em apoio a Haddad, na região Nordeste, como Silvio Costa Filho (PRB-PE).

“Nós ouvimos todos e decidimos por unanimidade, porque tem Estados em que o partido está coligado a candidatos a governo de Estado que foram para o segundo. Cada deputado eleito e cada presidente de partido nos Estados delibera de forma que for melhor para seu projeto local”, disse Pereira.

Em Roraima, o PRB apoia o candidato do PSL ao governo do Estado, Antônio Denarium, que avançou ao segundo turno contra José de Anchieta Junior, do PSDB. “Ele (Denarium) será eleito”, diz o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB). O ministro gravou para o horário eleitoral da coligação e tirou cinco dias de férias na última semana para pedir votos ao aliado de Bolsonaro e a Mecias de Jesus (PRB), eleito senador na chapa. Mecias desbancou por 426 votos o senador Romero Jucá (MDB-RR), ex-ministro do Planejamento, além de líder dos governos Michel Temer, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

Felipe Frazão
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas