A presença de uma mancha escura e o registro de mau cheiro em trechos entre a Praia da Guarderia, Ilha do Boi e Ilha do Frade motivaram a deputada estadual, Camila Valadão do PSOL, a acionar órgãos de fiscalização para apurar a situação. Em entrevista à Rádio ES Hoje, a deputada comentou sobre este e demais assuntos de interesse público.
Um procedimento de averiguação foi aberto pelo Ministério Público, com pedidos de esclarecimento à Prefeitura de Vitória, à Cesan e aos órgãos responsáveis pelo controle da qualidade da água. Camila defende análises independentes e maior transparência nos resultados.
Segundo a parlamentar, relatos de populares e imagens aéreas reforçaram a necessidade de investigação. “A gente quer saber exatamente do que se trata, qual a composição e os riscos para a população da nossa cidade”, afirmou.
Camila também questiona o modelo adotado no Espírito Santo, onde o monitoramento da balneabilidade é de responsabilidade dos municípios. “Não dá para transferir para os municípios a responsabilidade, sem uma regulamentação estadual acerca disso, sem suporte técnico para as cidades ou minimamente um acompanhamento”, declarou.
A entrevista ainda abordou sobre movimentações da política capixaba em virtude das eleições de 2026. Para não perder nada, ouça a íntegra:











