Dólar Em alta
5,205
12 de fevereiro de 2026
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Vitória
29ºC
Dólar Em alta
5,205

ES: serviços desaceleram em dezembro, mas mantêm trajetória positiva em 2025

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (12) os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referentes a dezembro de 2025. No Brasil, o volume de serviços recuou 0,4% na passagem de novembro para dezembro, com ajuste sazonal, interrompendo uma sequência de resultados positivos, mas mantendo o setor em expansão no ano (alta de 2,8% em 2025) e ao longo dos últimos 12 meses.

Desempenho do setor no Espírito Santo

Embora o IBGE ainda não tenha divulgado em sua nota nacional os números detalhados de dezembro por unidade da federação, os indicadores acumulados para o Espírito Santo ao longo de 2025 apontam um quadro consistente de crescimento no setor de serviços.

Até outubro de 2025, o volume de serviços no Espírito Santo havia registrado alta de 4,6% na comparação com setembro de acordo com dados regionais da PMS, índice superior à média nacional no mês.

A análise econômica regional mostra que a receita nominal de serviços no Espírito Santo cresceu cerca de 7,2% interanualmente em 2025, com os segmentos de transportes e serviços prestados às famílias puxando os maiores ganhos no acumulado dos últimos quatro trimestres — inclusive acima da média nacional em alguns casos.

Esses dados apontam que, mesmo com a desaceleração no mês de dezembro observada nacionalmente, o setor de serviços capixaba vinha apresentando desempenho de destaque ao longo dos meses anteriores, especialmente em segmentos ligados a transporte, apoio logístico e serviços às famílias — atividades que contribuem fortemente para a economia local.

Panorama econômico local

O setor de serviços representa uma importante fatia da economia capixaba e tem impacto direto no nível de atividade econômica, geração de empregos e renda no estado. No acumulado de 2025, o Espírito Santo também registrou forte geração de empregos formais, com mais de 13,8 mil novos postos com carteira assinada, impulsionados, em boa parte, pelo desempenho do setor de serviços.

A abertura de novas empresas também teve movimento forte no início do ano, com recorde histórico mensal já observado em janeiro de 2025, incluindo várias atividades de serviços administrativos e de apoio — sinalizando dinamismo no ambiente de negócios capixaba.

E o que esperar para os próximos meses? Apesar do recuo em dezembro no Brasil, o desempenho acumulado em 2025 e os indicadores regionais refletem um setor de serviços ainda sólido no Espírito Santo, com tendências de crescimento, geração de renda e emprego. A leitura dos dados mensais completos — assim que disponibilizada pelo IBGE no Sidra — permitirá ajustes finos sobre a evolução de dezembro especificamente no estado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas