Dólar Em alta
5,204
10 de fevereiro de 2026
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
Vitória
30ºC
Dólar Em alta
5,204

Expectativa de donos de bares e restaurantes é um faturamento 10% maior no carnaval do ES

Diversão, muita folia e, claro, aumento no faturamento. O Carnaval de 2026 traz otimismo para empresários do setor de bares e restaurantes. Segundo o Sindbares/Abrasel ES, o faturamento dos estabelecimentos no Estado deve crescer cerca de 10% durante o período, em comparação ao ano passado. Pesquisa da Abrasel aponta que 72% dos empresários planejam abrir durante os dias de folia, e 73% desses esperam registrar esse aumento nas receitas.

Além do impacto positivo no caixa, o período também deve impulsionar o mercado de trabalho. A expectativa é de que cerca de 10 mil vagas de emprego temporário sejam abertas em todo o Estado, com a possibilidade de parte delas se converter em oportunidades permanentes após o Carnaval.

No cenário nacional, as projeções também são favoráveis. Cerca de 25% dos empresários preveem crescimento entre 5% e 10%, enquanto 24% projetam alta de até 10%. Outros 12% acreditam que o aumento pode chegar a 20%. Há ainda quem espere um desempenho superior a esse patamar.

Segundo o presidente do Sindbares/Abrasel ES, Rodrigo Vervloet, o Carnaval está entre os períodos mais estratégicos para o setor, por concentrar um alto fluxo de consumidores e ampliar o giro dos estabelecimentos. “É um momento em que bares e restaurantes conseguem recuperar investimentos, contratar temporários e fortalecer o caixa. A expectativa é positiva porque o público está disposto a consumir mais, especialmente em destinos turísticos”, explica.

Turismo reforça as expectativas
O otimismo do setor encontra respaldo nos dados da economia e do turismo. Levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Carnaval de 2026 deve movimentar R$14,48 bilhões em receitas no Brasil, valor 3,8% superior ao registrado em 2025 e o maior desde o início da série histórica, iniciada em 2013. Bares e restaurantes aparecem como os principais responsáveis pela geração de receitas no período.

Outro fator que contribui para o cenário favorável é o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros. Ainda segundo a CNC, o Brasil deve receber cerca de 1,42 milhão de turistas durante o Carnaval, número 4% maior do que o observado no ano passado. Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a presença desse público amplia significativamente o impacto econômico da festa.

Para Vervloet, o período é fundamental para consolidar o Espírito Santo como polo turístico. Ele destaca ainda que o otimismo do setor está alinhado a um cenário econômico mais favorável, marcado pelo aumento do emprego e pela alta do turismo no país. “Esperamos que em 2026 os resultados sejam ainda melhores do que no ano passado, em função do maior poder de compra da população, da redução do desemprego e do crescimento do turismo”, finaliza.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

Mais Lidas

Notícias Relacionadas