A Polícia Militar do Espírito Santo participou, na última sexta-feira (30), da Mobilização Nacional Integrada de Fiscalização de Alcoolemia, ação coordenada pela Polícia Rodoviária Federal e articulada pelo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares.
No Espírito Santo, a atuação foi realizada por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e integrou forças de segurança com o objetivo de promover a segurança viária e preservar vidas no trânsito.
Durante a operação, o foco esteve na fiscalização do consumo de álcool associado à condução de veículos, com o uso do bafômetro como principal ferramenta para identificar motoristas que insistem em dirigir após ingerir bebida alcoólica — conduta considerada de alto risco.
Números da operação
Ao todo, 145 veículos foram abordados, sendo 101 automóveis e 44 motocicletas. Foram realizados 136 testes com o bafômetro passivo, além do registro de nove recusas ao teste. A fiscalização resultou na lavratura de 59 Autos de Infração de Trânsito.
A Polícia Militar reforça que dirigir sob efeito de álcool é infração gravíssima, colocando em risco a vida do condutor, dos passageiros e de todos os usuários das vias. A instituição volta a alertar: “Se beber, não dirija”.
Segundo a PMES, a atuação integrada das forças de segurança demonstra o compromisso das instituições com a redução de acidentes, a prevenção de mortes no trânsito e a construção de um ambiente viário mais seguro para a população.











