Dólar Em alta
5,260
2 de fevereiro de 2026
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
Vitória
26ºC
Dólar Em alta
5,260

Uso de IA torna tratamento da diabetes mais personalizado e preciso, afirma endocrinologista

O uso da Inteligência Artificial (IA) vem avançando de forma acelerada em diversas áreas, e na medicina não seria diferente. A IA ajuda a tornar a análise de dados clínicos mais eficiente, auxiliando na avaliação de riscos e diagnósticos mais precisos. É o que ocorre nos cuidados com o diabetes, de acordo com a endocrinologista Gisele Lorenzoni.

Para a endocrinologista, a ferramenta muda a forma de acompanhar a doença. “A Inteligência Artificial nos permite interpretar um volume de dados maior. Assim conseguimos identificar riscos de forma mais precoce e tomar decisões mais assertivas no tratamento da condição”, explica.

A análise de grandes conjuntos de dados clínicos, laboratoriais e comportamentais possibilita identificar a terapia mais adequada para cada paciente, personalizando planos de tratamento.
“Cada paciente é único e tem suas particularidades, com a IA conseguimos fazer ajustes para melhorar os resultados clínicos e a qualidade de vida do paciente”, ressalta a especialista.

A utilização da IA nos sistemas de saúde também otimiza o acompanhamento contínuo e viabiliza a prevenção de comorbidades e complicações, gerando impacto positivo para profissionais de saúde, e sobretudo para os pacientes. “Com ferramentas inteligentes, conseguimos otimizar o tempo clínico e avançar na prevenção, mas sem perder o olhar humano, que será sempre essencial”, conclui.

Cabe destacar que a adoção ética e responsável da IAl surge como um caminho promissor para fortalecer os sistemas de saúde, aliando inovação tecnológica, precisão clínica e cuidado focado no paciente.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas