Dólar Em baixa
5,231
31 de janeiro de 2026
sábado, 31 de janeiro de 2026
Vitória
22ºC
Dólar Em baixa
5,231

Gerson Camata “ressuscita” para anunciar primeira campanha estruturada em IA

A inteligência artificial (IA) pode ser a ferramenta mais agressiva e mentirosa, como também pode ser meio de reconstrução e reflexão. Neste intuito o marqueteiro capixaba Fernando Carreiro, em parceria com o estúdio MJFilms, ressuscitou o ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, assassinado em 2018, visando a estruturação de campanha eleitorais com base em inteligência artificial generativa. O projeto é inédito no Brasil.

O processo criativo que deu origem ao vídeo de 1min32seg, divulgado hoje por Carreiro em suas redes sociais, levou cerca de 30 dias. “Foram algumas reuniões presenciais e online com o Marcos, do estúdio MJFilms, até chegar nesse resultado. A escolha de Camata foi instantânea ao pensar no que queríamos: mostrar até onde a inteligência artificial pode ir ao recriar o passado no presente e projetar o futuro”, comenta.

Segundo Carreiro, seu escritório está sendo pioneiro nesse tipo de integração entre inteligência artificial e política. “O Brasil ainda não assistiu a programas eleitorais estruturados por meio de inteligência artificial generativa e hiper-realismo. E eu pretendo levar essa ideia para as campanhas que eu estiver à frente este ano”.

Para criar o roteiro, Carreiro estudou discursos e bandeiras de Camata, bem como seus trejeitos e performance. Depois de finalizado o roteiro, a MJFilms começou a dar vida – e voz – ao ex-governador. As imagens originais, retiradas de álbuns fotográficos antigos, passaram por um processo de “upscaling neural”, uma ferramenta que reconstrói detalhes e texturas faciais. Na sequência, o “treinamento de modelo” garantiu consistência à imagem, que passou por uma animação. Por fim, a voz, extraída de entrevistas e discursos, foi modelada ao timbre original de Camata.

Gerson Camata “ressuscita” para anunciar primeira campanha estruturada em IA
Camata, durante sendo construído processo de upscaling neural, que define detalhes e textura da pele

“O vídeo é, evidentemente, uma mostra das inúmeras possibilidades e do alcance dessas ferramentas hiper-realistas. Estamos falando de ambientes, narrativas e programas inteiros construídos com apoio de inteligência artificial generativa, algo ainda inédito no Brasil”, assevera Carreiro.

“Ele está de volta”

Com 1 minuto e 32 segundos de duração, o vídeo ‘Ele está de volta’ se passa a partir do amanhecer de Vitória, capital do Espírito Santo. Em meio a cenas urbanas contemporâneas, cidadãos conectados e paisagens reconhecíveis pelos capixabas — totalmente recriadas por inteligência artificial —, a imagem de Gerson Camata surge caminhando pelas ruas em um tempo que ele não viveu: o hoje.

A narração, também gerada por IA, introduz o tom simbólico da peça: “Houve um tempo em que governar era olhar nos olhos e em que a política não cabia em um post; cabia na palavra”.

Sereno, Camata se dirige à câmera, enquanto sua voz — com uma recriação perfeita de seu timbre, feita a partir de áudios antigos de entrevistas — pode ser ouvida: “Eu governei quando o Espírito Santo ainda aprendia a se ouvir. Não havia redes sociais. Não havia algoritmos. Mas havia algo essencial: gente”. Um clara mensagem da voz da experiência à nova geração de políticos lacradores da internet.

Gerson Camata “ressuscita” para anunciar primeira campanha estruturada em IA

O vídeo intercala imagens do interior do Estado, do Palácio Anchieta (sede do governo) e se encerra com uma frase dita pelo ex-governador em tom de crítica a estes tempos modernos em que os candidatos, muito conectados a seus smartphones, pouco se conectam às pessoas: “Se eu estivesse aqui em 2026, faria o mesmo que sempre fiz: ouvir antes de decidir”.

Gerson Camata foi assassinado no dia 26 de dezembro de 2018, aos 77 anos, em uma das ruas do bairro Praia do Canto, em Vitória. Seu ex-assessor, Marcos Venício Andrade confessou o crime. Camata foi vereador de Vitória, deputado estadual e federal, governador do Espírito Santo entre 1983 e 1986 e senador da República por três mandatos consecutivos a partir de 1987.

Sobre Fernando Carreiro

Gerson Camata “ressuscita” para anunciar primeira campanha estruturada em IA
Fernando Carreiro (Divulgação)

Colunista de ES Hoje, Fernando Carreiro é jornalista e consultor especializado em gestão de crises de imagem, marketing político e inteligência de marcas. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação, coordenou mais de 50 campanhas eleitorais nos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais e no Espírito Santo, onde assessorou figuras proeminentes do cenário político.

Atualmente, o Grupo Fernando Carreiro é formado por quatro empresas que atuam nas áreas de gestão de crises de imagem, propaganda, marketing político e pesquisa, com sede em Vitória e presença internacional em Lisboa, Portugal.

Carreiro é autor do livro “Campanhas, Casos & Cases: as histórias de um consultor que há 20 anos vive no meio do poder e dos poderosos”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas