Praça, museu e teatro formam o complexo cultural Cais das Artes. A primeira etapa, a “Praça do Cais” foi entregue na noite desta quinta-feira (29) abrindo uma temporada de eventos culturais. O primeiro foi marcado por uma grande comemoração da música no show especial da banda Casaca com convidados: André Prando, Juana Zanchetta, Mary Di e Diego Lyra. Os artistas celebraram com um público que aprovou o encontro e a paisagem à beira-mar.
A noite também foi marcada pela DJ Negana, que abriu o som, e a cantora Vanessa da Mata. Além disso, uma série de empreendedores do mercado criativo montaram estandes.
De acordo com o governador Renato Casagrande e o secretário Fabrício Noronha, a segunda etapa será o museu, bem acima da praça. A primeira exposição está prevista para março. O teatro será o ultimo e deverá iniciar as atividades ainda no primeiro semestre, conforme o cronograma de conclusão.
“É uma data importante porque estamos abrindo a praça de um espaço totalmente para a cultura. Abrir com artistas capixabas representa a força da nossa cultura. É só estamos começando”.
Casagrande ressaltou que o prédio do museu está praticamente pronto e será gerido numa parceria entre a Secult e com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), além da com a Fundação Roberto Marinho, este último ficando responsável pelas programações formativas e educacionais que acontecerão no local.
Esta foi só a primeira noite da temporada, que terá como sequência um fim de semana com o Festival de Cultura Percussivas. O secretário Fabrício acrescentou que após o carnaval outras atividades serão anunciadas.
Localizado na Enseada do Suá, na capital Vitória, o Cais das Artes é um ambicioso complexo cultural que integra museu, praça pública e teatro. Com 30 mil metros quadrados de área total, o espaço nasce com a missão de ser um centro de arte, educação e convivência, acessível a todos os públicos, conectando a cidade a redes culturais do Brasil e do mundo. A obra é realizada e gerida pelo Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), órgão estadual responsável pela gestão e execução.













