Já está disponível no site do Sistema de Seleção Unificada da Universidade Federal do Espírito Santo (Sisu/Ufes 2026) a lista dos candidatos aprovados na Chamada Regular para ingresso nos cursos de graduação da instituição. Os selecionados deverão realizar a solicitação de matrícula de forma on-line entre os dias 2 e 5 de fevereiro, com o envio de toda a documentação exigida em formato digital, por meio do site https://candidato.ufes.br.
As orientações detalhadas sobre a documentação necessária, além do cronograma completo do processo, estão disponíveis no Edital Prograd nº 01/2026 – Convocação dos Candidatos Aprovados na Chamada Regular do Sisu Ufes 2026. O documento também traz as datas das perícias médicas e das entrevistas presenciais destinadas aos candidatos que optaram pela modalidade de reserva de vagas.
Para o ano letivo de 2026, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) oferta 5.007 vagas em cursos de graduação. Desse total, 2.543 vagas são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência (PcD), conforme estabelece a Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. As outras 2.464 vagas são destinadas à ampla concorrência.
As oportunidades estão distribuídas em 99 cursos, ofertados nos campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, abrangendo diferentes áreas do conhecimento.
Lista de espera
O resultado da Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na manhã desta quinta-feira (29) e pode ser consultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A partir desta quinta, os candidatos que não foram selecionados na chamada regular já podem manifestar interesse em participar da Lista de Espera dos cursos ofertados. A manifestação deve ser feita diretamente na página do Sisu e o prazo termina na segunda-feira, 2 de fevereiro. A previsão do MEC é que o resultado da Lista de Espera seja divulgado no dia 9 de fevereiro.
Na Ufes, o edital de convocação dos candidatos da Lista de Espera será publicado no dia 6 de fevereiro. Já o período para solicitação de matrícula e envio da documentação dos convocados nessa etapa está previsto para ocorrer entre os dias 24 e 26 de fevereiro.
A universidade reforça a importância de que os candidatos fiquem atentos aos prazos e às orientações previstas em edital, uma vez que o não cumprimento das etapas pode resultar na perda da vaga.











