Dólar Em baixa
5,160
30 de janeiro de 2026
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Vitória
25ºC
Dólar Em baixa
5,160

Escritora Noélia Miranda debate literatura antirracista no podcast Elas EScrevem

A escritora Noélia Miranda, autora de livros infantis e infanto juvenis, é a convidada do quarto episódio do podcast Elas Escrevem, que vai ao ar nesta segunda-feira (2), às 20h, no canal Feijão com Maionese, no Youtube. Ela vai abordar o tema Literatura Antirracista. O podcast é apresentado pelas escritoras Kátia Fialho e Carla Guerson. Todos os episódios contam com tradução em Libras, legendas e audiodescrição, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual.

Noélia escreve desde criança, mas foi há 13 anos, em sala de aula, atuando como professora, que foi despertada nela a ideia de publicar livros. Isso se deu após constatar que a literatura negra não chegava às unidades de ensino. De lá pra cá ela lançou, até o momento, oito livros. O primeiro foi Zacimba Gaba, no qual resgata a história da princesa que dá nome ao livro. Escravizada, ela liderou revoltas pela liberdade dos negros no norte do Espírito Santo e a formação de quilombos.

O livro mais recente de Noélia é Baby Afro – o menino tocador. Nele, a autora se inspirou na observação do seu filho em aprender os sons dos instrumentos de percussão. Uma nova obra está em fase de preparação. Trata de uma coletânea de escritores negros, com contos que homenageiam personagens negros, vivos, que fazem parte da história do Espírito Santo.

Noélia Miranda também coordena a editora Nsoromma, junto com o ilustrador Gió. Inicialmente, ambos publicavam as suas próprias obras. Mas depois passaram a ser procurados por outras pessoas que queriam publicar pela Nsoromma. Ao abrir para outros escritores, a editora optou por focar em obras alinhadas com a temática das relações étnico raciais com foco nas infâncias. De acordo com Noélia, são obras que promovem o “afroencantamento, histórias não contadas e reconexões ancestrais”.

Para a escritora, o podcast Elas Escrevem é um canal de “divulgação, respeito e resgate de nossas histórias”. “A gente não pode perder de vista que influenciamos outras pessoas. O podcast é uma oportunidade de levar nossas mensagens ancestrais mais adiante”, diz.

Os demais temas do Elas EScrevem serão: literatura e os objetivos de desenvolvimento sustentável – meio ambiente, com Renata Bomfim; cadeia produtiva do livro no Espírito Santo e linhas de fomento governamentais exclusivas para mulheres, com Fabiola Mozine; literatura e música, com Fernanda Nali; literatura e diversidade: obras literárias inclusivas para PCDs, com Isabella Baltazar; desafios do fazer literário como meio de sobrevivência para mulheres escritoras, com Aline Dias; literatura e artes visuais, com Mara Coradello; literatura feminina e mercado editorial, com Jeovanna Vieira; e literatura como direito humano, com uma escritora a ser definida.

O podcast Elas Escrevem é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc de Cariacica. Kátia Fialho, proponente do projeto, é apresentadora e roteirista do projeto, graduanda em Produção Cultural, escritora, produtora cultural, copywriter e redatora. Ela também é membro fundadora da Academia Cariaciquense de Letras (ACL), onde ocupa a cadeira nº 8.

“Ter Noélia conosco no Podcast Elas EScrevem é uma honra e um privilégio. Além de ser uma escritora de inestimável talento, ela também é uma respeitada autoridade capixaba quando se fala em Educação para as Relações étnico-raciais (ERER). Com sua vasta experiência, já conduziu diversas formações essenciais a incontáveis educadores nas redes de ensino de vários municípios capixabas, compartilhando não apenas o seu saber ancestral, mas também o seu conhecimento técnico em prol de uma educação libertadora e orientada para a criação de uma sociedade mais justa, igualitária e consciente dos desafios existentes em nosso mundo – dentre eles, o racismo estrutural”, diz Kátia.

A escritora e advogada Carla Guerson atua como apresentadora e roteirista do podcast. Segundo ela, o Elas EScrevem busca ampliar o alcance da literatura produzida por mulheres capixabas, promovendo visibilidade nacional por meio da disponibilização dos episódios nas plataformas digitais.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas