Dólar Em baixa
5,160
30 de janeiro de 2026
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Vitória
23ºC
Dólar Em baixa
5,160

Cineclube Contestado exibe documentário sobre a trajetória do MST no Espírito Santo

O Cineclube Contestado irá exibir, nesta quinta-feira (29), em parceria com o Cineclube Avesso, o documentário Arte de Lutar. A obra, lançada em 2006, resgata os 20 primeiros anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Espírito Santo. A exibição será na Casa Comuna, às 19h, no distrito de Cotaxé, em Ecoporanga, no extremo norte do estado.

O documentário surgiu a partir de uma parceria entre o Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o MST. Foi realizado por meio de um projeto de extensão coordenado pelo professor Cléber Carminatti. Após a exibição, haverá um bate papo com a presença de Elaine Dal Gobbo, uma das integrantes da equipe do documentário e coordenadora do Cineclube Avesso.

O documentário resgata a história do MST no Espírito Santo, desde as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), na década de 80, até a organização dos trabalhadores em sindicatos rurais, passando pela criação do Movimento até o início dos anos 2000. O vídeo também trata da situação fundiária no estado, apresentando as consequências, para os trabalhadores, da implantação de grandes projetos, como é o caso da Aracruz Celulose, hoje Suzano.

Também apresenta a organização dos setores do MST, entre eles, educação, saúde, gênero e produção. Para isso, foram feitas entrevistas com diversos militantes do Movimento, de vários municípios capixabas e gerações. O MST completou 40 anos em 2025. De acordo com Elaine Dal Gobbo, embora o documentário tenha sido lançado em 2006, não está distante da realidade atual, que continua a ser de luta pela reforma agrária e enfrentamento ao poder hegemônico, entre eles, o setor industrial.

O Cineclube Contestado é realizado por meio do Edital n°15/2024 da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC). Sua proposta é a exibição de obras audiovisuais que dialoguem com a temática da luta pela terra.

Em 2026, além de Arte de Lutar, o cineclube irá exibir as obras ‘Guerra de Canudos’ e ‘Faça o que precisa ser feito: a vida de José Maria Coutinho’. Em 2025, foram exibidos ‘Cotaxé: o efêmero Estado União de Jeová’, ‘Roubada da Bandeira’, ‘A Guerrilha do Caparaó’ e ‘Camponeses do Araguaia: a guerrilha vista por dentro’.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas