O fim de semana dos capixabas será de chuva – muita chuva! Três alertas, com altos graus de severidade, apontam para riscos de temporais em todo estado, com situação pior prevista para o sul capixaba.
O primeiro, é um aviso de acumulado de chuva – alerta vermelho – em vigor até o início da madrugada deste sábado (24).
Riscos Potenciais: Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Instruções:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
- Observe alteração nas encostas.
- Permaneça em local abrigado.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O segundo, alerta é de perigo para chuvas intensas até a 23H59m de sábado. A situação fica ainda mais delicada porque o aviso é direcionado para todo o estado do Rio de Janeiro. Nos últimos dias, a Defesa Civil do Espírito Santo destacou o quanto os impactos para o estado capixaba a partir da precipitação volumosa no estado vizinho.
As cidades mais perto da fronteira com o RJ poderão ser as mais impactadas. Os riscos potenciais são de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o terceiro alerta, o amarelo, segue em vigor para todos os 78 municípios capixabas. No estado há 167 pessoas desalojadas ou desabrigadas, sobretudo nas cidades de Rio Bananal – onde uma casa desmoronou e uma criança morreu -, Sooretama, Linhares, Colatina, Montanha, Venda Nova do Imigrante e Irupi. Duas pessoas ficaram feridas em Marataízes quando o teto de uma casa desabou no bairro Cidade Nova.











