Uma motocicleta com sinais de clonagem foi apreendida pela Guarda Civil Municipal de Vitória na tarde deste domingo (11), no bairro Praia do Canto, em Vitória. O veículo circulava com identificação idêntica à de uma moto registrada em Abre Campos, em Minas Gerais. O condutor foi detido.
A abordagem ocorreu após a Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) alertar as equipes sobre uma motocicleta suspeita que havia passado pela Ponte Ayrton Senna. Com apoio do setor de inteligência, a guarnição localizou o veículo na Avenida Rio Branco e realizou a abordagem. O motociclista não reagiu.
Durante a vistoria, os agentes constataram adulterações nos sinais identificadores da moto, confirmando a clonagem. O veículo foi recolhido e encaminhado para um pátio credenciado em Cariacica.
Já o condutor foi levado para a 1ª Delegacia Regional de Vitória. Segundo a Guarda, ele possui registros criminais anteriores por tráfico de drogas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Urbana de Vitória, veículos clonados geralmente são resultado de roubo ou furto. Nesse tipo de crime, os autores utilizam dados de um veículo regular (como placa, chassi e motor) para tentar ocultar a origem ilícita. Além do prejuízo ao verdadeiro dono da moto roubada, o proprietário do veículo clonado pode acabar recebendo multas e penalidades indevidas.
Ainda segundo a secretaria, a identificação desses veículos ajuda não apenas na retirada de motos irregulares de circulação, mas também na recuperação e devolução dos bens aos proprietários legítimos.











