Dólar Em alta
5,462
10 de dezembro de 2025
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Vitória
26ºC
Dólar Em alta
5,462

Onda de desfiliações esvazia PSDB após chegada de Arnaldinho ao comando estadual

A chegada do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, à presidência estadual do PSDB resultou em um movimento imediato entre lideranças municipais da sigla. Nesta terça-feira (09), os quatro prefeitos capixabas filiados ao partido apresentaram cartas de desfiliação à nova direção: Marcos Guerra (São Roque do Canaã), Kleber Medici (Santa Teresa), Joadir Lourenço (Laranja da Terra) e Doutor Lúcio (Mantenópolis) formalizaram a saída de maneira conjunta.

O mesmo procedimento foi adotado por seis vice-prefeitos: Marcão (Bom Jesus do Norte), Glauber Tonon (João Neiva), Maurício do Hospital (São José do Calçado), Professora Kaydman (Alegre), Zé Marcos (Muqui) e Valter Felix (Ecoporanga). Com as dez desfiliações, o PSDB passa a contar apenas com um vice-prefeito em todo o Estado, Cleber Bianchi, de Alfredo Chaves. Embora enviadas individualmente, as cartas possuem o mesmo conteúdo, indicando coordenação do movimento.

A articulação partiu do deputado estadual Vandinho Leite, que deixou a presidência do PSDB-ES na última quinta-feira (4), após decisão do presidente nacional da legenda, Aécio Neves, que nomeou Arnaldinho Borgo para o comando estadual. No mesmo dia, Vandinho também comunicou sua saída do partido.

Nos documentos enviados a Arnaldinho, prefeitos e vice-prefeitos apontam quatro motivos para o desligamento: “intervenções partidárias que afetaram diretórios e reduziram a representatividade local”, alterações estatutárias que teriam reduzido direitos internos e concentrado poder, a supressão de convenções e participação das bases municipais e uma “grave crise institucional” no PSDB nacional, marcada por instabilidade e mudanças de orientação política.

A maioria dos dirigentes que deixam o PSDB era politicamente alinhada a Vandinho Leite. A expectativa entre os signatários é que prefeitos e vice-prefeitos acompanhem o deputado estadual na escolha da nova sigla, prevista para os próximos meses. Outros nomes, como o prefeito Micula, de João Neiva, atualmente sem partido, também podem aderir ao movimento, que pode culminar em uma futura filiação conjunta, reproduzindo a saída em bloco.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas