Dólar Em baixa
5,439
6 de dezembro de 2025
sábado, 6 de dezembro de 2025

Semana no Poder: Recado de Casagrande e a avalanche de Arnaldinho

Semana de aniversário. Semana com reviravolta no mundo político. Acompanhe os principais destaques e análises dos últimos dias.

Recado I

No dia em que completou 65 anos, nessa quarta-feira (3), o governador Renato Casagrande (PSB) manteve uma agenda intensa. Em um encontro marcado pela presença de dezenas de prefeitos capixabas, o socialista deixou aquele que pode ser considerado seu principal recado para 2026.

Recado II

O evento, o “Encontro de Gestores”, promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), reuniu lideranças de todas as regiões. Após apresentações e discursos de aliados, Casagrande fez um balanço de sua gestão e reforçou um mantra que pretende levar adiante: não errar o caminho até 2026.

Recado III

Na plateia estava o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), seu nome predileto para a disputa do Palácio Anchieta, em 2026, acompanhado de prefeitos de diferentes partidos — de Kleilson Rezende (PSB/Pedro Canário) a Edu do Restaurante (PL/Domingos Martins). Casagrande evitou transformar a ocasião em palanque explícito, preferindo destacar a importância do grupo e a atuação de cada gestor.

Recado IV

Ele citou os investimentos bilionários feitos neste ano e, sem mencionar diretamente o ex-governador Paulo Hartung (PSD), comparou o volume de aplicações em ações estruturantes entre 2015 e 2018 com o cenário atual, afirmando que coragem e disposição para realizar os sonhos da população são indispensáveis – o que, no caso, ele teve.

Recado V

Ao tratar de 2026, procurou sensibilizar os presentes. Reforçou que precisará do engajamento de todos e alertou que o Espírito Santo não pode seguir pelo caminho errado. Como bom cristão, usou parábolas para transmitir a verdadeira mensagem.

Recado VI

Casagrande tem plena consciência de que o apoio dos prefeitos é decisivo em qualquer disputa — lembrança que resgatou ao mencionar a eleição de 2022. Disse que o ambiente político daquele ano não era favorável, mas que os resultados de sua administração fizeram a diferença.

Recado VII

Para quem ouviu com atenção, ficou claro qual é o “caminho errado” e qual é a trilha que ele considera segura: a continuidade do projeto liderado por ele e pelo grupo que hoje comanda o Estado.

***

Avalanche I

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, agora é do PSDB. Chega com respaldo para a disputa ao governo e ainda tem a liderança do partido.

Avalanche II

O PSDB não terá mais a bancada tucana, os deputados Mazinho dos Anjos e Vandinho Leite (este último, ex-presidente do partido), nos seus quadros. Motivo é a assunção de Arnaldinho no comando da sigla.

Avalanche III

Com isso, há de se verificar se o pedido de saída de ambos ocorrerá antes da janela partidária, com ações na Justiça Eleitoral, ou só depois dela.

Avalanche IV

Candidatos à reeleição na Assembleia Legislativa, os deputados têm bases eleitorais fortes. Vandinho, originalmente da Serra, apostou em seu mandato na pulverização do municipalismo. Já Mazinho, que fez carreira em Vitória como vereador, possui também sua representatividade no Noroeste, lembrando que o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), é tio do tucano.

Avalanche V

Nos últimos anos, as votações do PSDB no Estado não foram lá tão animadoras. Arnaldinho, agora, terá de modificar isso. Sua primeira missão será trazer o deputado federal Dr. Victor Linhalis (Podemos) para o ninho e eleger alguém (ou “alguéns”) para a Câmara dos Deputados.

Avalanche VI

Tanto na coletiva quanto em suas redes sociais, Arnaldinho fez questão de dizer que o PSDB integra a base do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). Este, por sua vez, tem a preferência que Ricardo seja o candidato ao Palácio Anchieta. Cenas dos próximos capítulos…

Avalanche VII

Quem se mostrou empolgado com a chegada de Arnaldinho foi o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga. Disse, num grupo de aplicativo de mensagens, que a cidade tem tradição de eleger governador da região.

Avalanche VIII

Chamou a atenção a declaração do presidente nacional do PSDB, deputado Aécio Neves (PSDB/MG). Ele frisou que o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) foi eleito, por duas vezes, a esse posto pela legenda tucana. E, também, por duas vezes, saiu do partido. Indicou ainda que o PSDB apoio, mas não foi apoiado…

Avalanche IX

Há quem faça a leitura nos bastidores de suposta ausência de apoio de Ricardo a Aécio, em 2017, quando o mineiro teve de se licenciar da presidência do partido por denúncia de corrupção. Na época, vale lembrar, eles eram colegas de Senado.

***

Foto da semana

Semana no Poder: Recado de Casagrande e a avalanche de Arnaldinho

Em Brasília, o coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas), se encontrou, nessa terça-feira (2), com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foi por motivo da Comissão Especial que debate a PEC da Segurança Pública.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Desejamos um ótimo fim de semana

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="63695"]