O Sindirodoviários bateu o martelo e categoria inicia greve na próxima terça-feira (9). É o que ficou definido em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (4), no Campo Caxias. Durante a reunião, os representantes rejeitaram a proposta de reajuste salarial. “Infelizmente, quem vai pagar é a população”, afirma o presidente do Sindirodoviários Marquinhos Jiló.
Entretanto, a categoria diz estar aberta ao diálogo com o Governo e empresários do setor de transporte público. “Se decidirem voltar a mesa para negociar, estaremos em prol do diálogo para tentar resolver a situação dos trabalhadores que tanto sofrem no dia a dia”, afirmou a liderança.
Uma segunda assembleia será realizada por volta das 15h, no mesmo local, para atender os rodoviários que trabalharam no turno da manhã. Após o encerramento da reunião, um comunicado oficial de greve deve ser emitido.
Sindicato pediu 15%
A categoria reivindicou 15% de reajuste salarial, além da manutenção de direitos que incluem melhorias no plano de saúde, segurança e carga horária. No entanto, segundo o Sindirodoviários, a contraproposta apresentada foi apenas a correção monetária pelo Índice de Preços do Consumidor (IPC), de 4,49%.
Greve deve afetar 340 mil capixabas
Mais de 340 mil pessoas utilizam os transportes coletivos diariamente e devem ser afetadas pela greve. De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBUS), o Sistema Transcol conta com 379 linhas em funcionamento e dez empresas operadoras são responsáveis pela frota de ônibus que circula na Região da Grande Vitória. Em um mês, os veículos chegam a percorrer em média 10 milhões de quilômetros.
O GVBus informou, por nota, que ainda não foi notificado da decisão do Sindirodoviários.
Texto de Karla Silveira











