Na próxima semana, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) promove shows e atrações culturais, que compõem a programação do Encontro “Do Rio ao Mar, é Tempo de Avançar! 10 anos do MAB no Espírito Santo”, entre os dias 27 e 29 de novembro, na Ufes.
Marcando os 10 anos do crime socioambiental da Samarco/Vale/BHP, que atingiu toda a Bacia do Rio Doce e o litoral capixaba e baiano, o Encontro contará com atos políticos e plenárias dedicadas a revisar as conquistas e lutas da população atingida, além de celebrar as tradições das comunidades com feira criativa dos atingidos e com programação cultural gratuita.
Na sexta-feira (28), às 20h, a Banda Casaca se apresenta no palco do encontro, com seus ritmos e tambores marcados que misturam o reggae e o congo capixaba, com o repertório que celebra a cultura regional ao longo de mais de 20 anos de trajetória da banda.
Já no sábado (29), às 18h, o renomado cantor e compositor brasileiro, Zé Geraldo, sobe ao palco do encontro do MAB com os sucessos de mais de 50 anos de carreira, com canções que atravessam gerações trazendo a música regional, o rock rural brasileiro.
Além dos shows, diversas manifestações culturais das comunidades atingidas realizam apresentações na sexta e no sábado. A programação cultural inicia com um cortejo, às 12h30, banda Congo de Pedrolândia. Mais tarde, a programação do palco será aberta pelo Coral da Juventude Guarani, às 20h, seguido pela banda Vampiros da Alexandria, às 20h30, e o show da Casaca às 21h30, fechando o primeiro dia de shows.
No sábado, as apresentações iniciam às 11h e vão até a tarde, com Coletivo de Circo Capixaba WATU, Reis de Bois, Gabriela Terra, Congo Benedito, Slam e Batalha do Conhecimento. Na programação da noite, o palco apresenta o cantor Mazin, às 20h, e o show de Zé Geraldo, às 21h.
O Encontro reunirá cerca de 700 atingidos e atingidas dos municípios de Baixo Guandu, Conceição da Barra, Linhares, Marilândia, Colatina, São Mateus, Aracruz, Serra, Fundão e Vitória, e dos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O evento contará ainda com representantes dos governos federal e estadual, de organizações públicas e movimentos sociais.
O Encontro “Do Rio ao Mar, é Tempo de Avançar! 10 anos do MAB no Espírito Santo” é realizado pelo Movimento dos Atingidos (MAB) no Espírito Santo e conta com apoio do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (SERD), da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), do Sindicato dos Ferroviários do ES e MG (Sindfer), do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo (Sindaema) e da Associação dos Docentes da UFES (Adufes).











