No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o foco das atenções ficou para São Mateus, capital simbólica do Espírito Santo nessa data. O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), realizou entregas e fez promessa de inaugurar o Complexo de Saúde do Norte no ano que vem. Será que dará tempo de isso acontecer antes de uma possível renúncia dele, em abril, para a possível disputa ao Senado?
“É um hospital que vai atender todo o Estado e até os estados vizinhos”, disse o socialista durante coletiva de imprensa. Trata-se de uma iniciativa bastante aguardada na região e com alto potencial de render capital eleitoral numa área que necessita bastante da saúde pública.
O governador participou da inauguração do Museu de História do município e da inauguração da contenção da Ladeira do Besouro. O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) acompanhou as agendas, assim como a fiel escudeira, secretária de Estado de Governo, Emanuela Pedroso (PSB), uma das apostas do ninho socialista para a eleição do ano que vem para o cargo de deputado federal.
***
Mais um na comitiva I
Chamou a atenção a presença do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), na comitiva do governador que foi a São Mateus. Como é sabido, Euclério busca estruturar sua campanha para o Senado.
Mais um na comitiva II
Euclério destacou que participou da agenda a convite de Casagrande, de Ricardo e do prefeito de São Mateus, Marcus da Cozivip (Podemos).
***
Momento família
Com intensas ligações com São Mateus, o deputado federal Gilson Daniel (Podemos) não esteve presente à agenda governamental, mas por motivo nobre: ficar junto à família.
***
Sem leite derramado I
Casagrande assinou, nessa quarta-feira (19), o Projeto de Lei que concede crédito presumido de 100% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) devido nas saídas interestaduais de produtos industrializados derivados de leite, incluindo o leite UHT Longa Vida comercializado em caixa. O texto foi encaminhado à Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados estaduais.
Sem leite derramado II
A votação deve acontecer muito em breve, visto que a cadeia produtiva do agronegócio tem sido uma das meninas dos olhos dos trabalhos do presidente da Casa de Leis capixaba, Marcelo Santos (União Brasil).
***
Divisão de apoios?
Novo casal da política capixaba, o vereador de Vitória Aylton Dadalto (Republicanos) e a vereadora de Guarapari Tainá Coutinho (PRD) têm possibilidades de ficarem divididos quando o assunto for apoio ao governo estadual. Aylton caminha ao lado do prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Já Tainá está em um partido que apoia o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), aliado do time Casagrande.
***
Anfitrião

Por falar em Pazolini, o prefeito foi anfitrião da tradicional Corrida Zumbi dos Palmares, realizada nesta quinta (20). Aproveitou para posar para fotos ao lado da primeira-dama da Capital, a promotora de Justiça Paula Pasolini.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Dizem que um ocupante de um cargo de destaque está triste pelo “adeus” a esse posto no poder em que atua. Testemunhas afirmam que os últimos eventos dele estão bastante demorados.
Tá na rede
“Educar não é só ensinar conteúdo”
Sergio Meneguelli (Republicanos), deputado estadual











PRD? SOCORRO.
Viva a democracia, mas esse partido é de direita.
Jamais teria namoro com alguém desse partido.
Porém, viva a democracia.