Dólar Em baixa
5,331
20 de novembro de 2025
quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Vitória
25ºC
Dólar Em baixa
5,331

Vereadora denuncia crise na causa animal em Vila Velha e acusa uso político de denúncias falsas

A vereadora de Vila Velha, Carol Caldeira (DC), que ocupa o cargo de 2ª secretária da Câmara Municipal, fez um pronunciamento alertando para o que classificou como um momento crítico enfrentado pela causa animal no município. Durante o discurso, ela fez um apelo aos protetores, simpatizantes e voluntários envolvidos no cuidado de animais abandonados.

“Nós estamos passando por um momento crítico da causa animal em Vila Velha, porque temos protetores doentes, protetores que não estão tendo dinheiro para comprar ração para animais abandonados que eles ajudam, que não seria papel do protetor. Seria papel do poder público. Essa obrigação é do poder público, e quando eu falo poder público, eu falo poder federal, poder estadual e poder municipal, porque o município de Vila Velha não dá conta sozinho”, declarou.

Carol Caldeira afirmou que alguns protetores enfrentam dificuldades financeiras e físicas para manter o trabalho de resgate e cuidado dos animais. A vereadora disse que, paralelamente às dificuldades estruturais, pessoas estariam utilizando a causa animal para atacar terceiros.

“Ao invés de ser uma causa que une pessoas em prol daquilo que é o que a gente pensa que é o animal, principalmente os abandonados, os de casos de maus-tratos que nós temos, nós pegamos pessoas que querem lacrar na internet usando o nome de pessoas, problemas pessoais, problemas particulares e querendo colocar causa animal. Isso nós não podemos aceitar”, afirmou.

Ela criticou atitudes que, segundo ela, desvirtuam a atuação dos protetores. “Nós protetores, pessoas da causa, simpatizantes, temos que excluir certos tipos de pessoa que levam nome da causa animal, mas só querem perseguir pessoas. E quando você persegue pessoas, você desvirtua o que a gente faz todos os dias, que é a preocupação com os nossos”.

Carol também denunciou o que chamou de ataques direcionados a profissionais e clínicas veterinárias. “Ficar criticando as pessoas, querendo prejudicar veterinários, veterinárias que ajudam os protetores e os animais todos os dias sem aparecer, querendo denunciar a clínica de forma infundadas, inclusive colocando meu nome, dizendo que usei a máquina pública, que eu fui em ações de resgate”.

A parlamentar afirmou que pretende detalhar a situação na próxima sessão, quando terá a palavra na tribuna como oradora. “Infelizmente, nós vamos ter que trazer a situação aqui na próxima sessão para poder colocar em pratos limpos o que pessoas usando o nome da causa animal estão fazendo no município de Vila Velha. Aqui você não vai fazer gracinha. Aqui nós temos pessoas sérias que não vão deixar a causa animal cair em descrédito por conta de atitudes suas de irresponsabilidade”.

Carol concluiu pedindo respeito aos voluntários e profissionais que atuam diariamente na proteção animal. “Se você não atingiu o que você conseguia politicamente, não é culpa dos protetores e muito menos dos animais. Então não faça da causa animal um ‘palanquinho’ político que não te leva a nada e prejudica a causa animal todos os dias em Vila Velha. Respeite quem trabalha”, finalizou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Parabéns à vereadora por se importar. Sei que o cobertor do serviço público é curto mas os animais também precisam de cuidados. Se os humanos fossem ao menos mais responsáveis não teríamos tanto abandono e sofrimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas