Um homem identificado como Guilherme dos Santos Braz Silva morreu durante um confronto com policiais da força tática da Polícia Militar na tarde de sábado (15), na Avenida Perimetral, em Maringá, na Serra. Testemunhas relatam que o homem estava na escadaria para urinar, mas a PM afirma que o suspeito apareceu com uma arma apontando para a equipe.
De acordo com a Polícia Militar (PM) uma equipe estava realizava um patrulhamento na região quando receberam uma informação anônima relatando que suspeitos armados estavam em uma escadaria ao lado de uma casa na Avenida Perimetral, bairro Maringá, com saída para uma região de mata, realizando tráfico de drogas.
Diante da denúncia, os policiais seguiram a pé pela área de mata até o final da escadaria, ocasião em que os militares encontraram o suspeito descendo a escadaria correndo com um revólver calibre 38. No momento, foi dada ordem para que ele largasse a arma, mas o suspeito desobedeceu..
Ainda segundo a PM, o suspeito apontou a arma na direção de um militar, que, diante do fato, atirou e atingiu o homem. Depois de ser atingido, ele foi socorrido pela PM ao Hospital de Urgência e Emergência Dr. Jayme Santos Neves, onde recebeu atendimento médico, mas não resistiu e morreu.
Com ele a polícia encontrou um revólver calibre 38, carregado com seis munições, 25 munições do mesmo calibre, 36 pinos de cocaína, cinco unidades de skunk, 16 unidades de haxixe, 20 buchas de maconha, 17 pedras de crack e um aparelho celular.
Outros dois suspeitos que também desciam a escadaria no momento da intervenção fugiram e não foram localizados.
Na ocasião, moradores relataram que o suspeito havia descido a escadaria para urinar, e que os policiais estavam forçando entrada nas residências do bairro em busca de armas e drogas, sem um mandado de busca e apreensão.
Diante do fato, por nota, a PM esclareceu por meio do Sexto Batalhão, em atendimento ao que prevê a legislação vigente, procederá com a Instauração de Inquérito Policial Militar para apurar a ocorrência em questão. Completou ainda que solicita aos moradores que tiverem mais informações sobre o fato ou que se sentirem prejudicados pela ação policial que procurem a Corregedoria da PMES.
Passagem
A Secretaria da Justiça afirmou que Guilherme dos Santos Braz Silva tem passagem pelo sistema prisional com entrada em 28 de dezembro de 2020 permanecendo até 23 de julho de 2024, pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo.
Já a A Polícia Civil (PC) destacou que a ocorrência de morte por intervenção legal de agente do Estado foi entregue na Delegacia Regional da Serra. A arma apreendida será encaminhada para o Departamento de Balística Forense, da Polícia Científica (PCIES), juntamente com as munições. Além disso, as drogas apreendidas serão encaminhadas para o Laboratório de Química Forense, da Polícia Científica (PCIES), para serem analisadas e, posteriormente, incineradas.
O caso seguirá sob investigação do Serviço de Investigações Especiais (SIE) do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), responsável por apurar ocorrências de morte por intervenção legal de agente do Estado.











