Somadas abstenções dos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2025 (Enem 2025), a disputa registrou 4.940 eliminados. Neste domingo (16), segundo e último dia de prova, foram 1700 faltantes – alcançando um percentual de abstenção de 30%.
O número preliminar é maior do que a abstenção consolidada no ano passado. Em 2024, a abstenção foi de 26,5%. Já na edição de 2023, o índice de faltosos ficou em 28,1% e em 2022, 28,3%.
O gabarito do segundo dia de prova será divulgado na quinta-feira (20), segundo o ministro da Educação. Camilo Santana afirmou também que os resultados do Enem serão disponibilizados em janeiro, mas não especificou a data.
Camilo também anunciou que o MEC estuda aplicar o Enem em países do Mercosul. A ideia, segundo o ministro, seria liberar que brasileiros e estrangeiros que vivam na Argentina, Paraguai e Uruguai possam fazer o exame, que seria em português.
No segundo dia foram provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 90 questões. Com a nota do Enem, os participantes podem utilizar os pontos obtidos para concorrer a vagas em universidades públicas, via Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Além de bolsas e financiamentos em instituições particulares, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).











