Após ter passado pelo Ópera Liceu de Barcelona, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, e catalogado mais de 20 Teatros Históricos Brasileiros, o trabalho chega a Vitória dia 22 de novembro, com visitação aberta a partir de 17h, para que o público possa acompanhar o processo de criação das fotografias encenadas da artista, e ter uma experiência direta com a pesquisa de Flávia.
Flávia Junqueira participa das comemorações de reabertura do Theatro Carlos Gomes em Vitória com instalação que será apresentada na plateia do teatro. A ação integra a pesquisa poética da artista, reconhecida por suas investigações sobre memória, infância e tempo, que transformam o espaço em um ambiente de experiência onírica.
Aberta ao público apenas no dia 22 de novembro, a partir das 17h, a instalação convida o espectador a adentrar o universo imaginário da artista, em uma experiência que acontece de forma única que revela o processo criativo envolvido no trabalho.
Para Flávia Junqueira, partilhar o processo de criação é fundamental. Suas obras são realizadas de maneira manual e totalmente analógica, utilizando técnicas de cenografia teatral que marcam sua trajetória. Ao abrir o processo ao público, a artista desmistifica a ideia de que suas imagens resultam de manipulação digital ou inteligência artificial, convidando os visitantes a vivenciar de perto a complexidade e a materialidade de seu trabalho.
Antes de chegar ao Theatro Carlos Gomes, a instalação aberta ao público teve sua estreia no Gran Teatre Opera del Liceu, em Barcelona, como parte da exposição “Salto no vazio” e foi recentemente apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Pedro II, como parte da comemoração de 95 anos do Theatro e no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, consolidando o percurso internacional de sua produção.
Atualmente, a artista Flávia Junqueira participa de diversos projetos e exposições em destaque no Brasil. Ela assina a cenografia do musical Mudança de Hábito, que estreia no Teatro Multiplan VillageMall (RJ) em outubro de 2025 e segue para o Teatro Liberdade (SP) em março de 2026. Em São Paulo, integra a programação da Casa Bradesco, Cidade Matarazzo, com uma exposição voltada à infância e à interação entre arte e literatura. Além disso, participa da mostra coletiva “Nossos Brasis” na Caixa Cultural Brasília, ao lado de grandes nomes da arte brasileira.
SERVIÇO:
Flávia Junqueira
Dia 22 de Novembro, de 2025 às 17h
Classificação indicativa: livre
Local: Praça Costa Pereira, Centro.
Ingressos: Entrada gratuita sem necessidade de retirada de ingressos.











