O presidente do Conselho de Administração do Sistema OCB no Espírito Santo, Pedro Scarpi Melhorim, emitiu nota em defesa do diretor-executivo da entidade, Carlos André de Oliveira, o Carlão. Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), desta quarta-feira (12) o deputado Hudson Leal (Republicanos) acusou o diretor de interferir em licitações de prefeituras do Espírito Santo.
Leal apresentou um áudio de 3 minutos que teria sido enviado por Carlão a deputados, solicitando mudança no resultado de licitação em Alfredo Chaves, para contratação de transporte escolar.
Em nota, o Sistema OCB/ES repudiou as declarações do deputado estadual Dr. Hudson Leal, classificando-as como “equivocadas e irresponsáveis”. A instituição negou as acusações feitas durante a sessão e afirmou que o ordenamento das despesas não é realizado pela esposa do diretor-executivo Carlos André Santos de Oliveira, mas por outro profissional, contador e coordenador financeiro há mais de quatro anos.
O Sistema também destacou que todas as movimentações financeiras passam por auditorias internas e externas, além de conselhos fiscais, e que seus relatórios e balanços estão disponíveis no Portal da Transparência.

Sobre o áudio mencionado pelo parlamentar, a entidade afirmou que não houve tentativa de interferência em processo licitatório, e que o contato se limitou a alertar sobre possíveis irregularidades de uma cooperativa vencedora que, segundo a OCB/ES, não possuía registro regular junto ao sistema — exigência prevista na Lei 5.764/71, que regulamenta o cooperativismo.
A organização reforçou que atua na orientação e defesa das cooperativas registradas e negou qualquer prática de favorecimento ou combinação de licitações. Por fim, afirmou que as declarações do deputado representam um “ataque pessoal” ao diretor-executivo, que tem quase 30 anos de atuação no cooperativismo capixaba “de forma ética e transparente”.
A nota na íntegra pode ser lida aqui.
Deputado acusa diretor da OCB-ES de interferência em licitações de prefeituras











