Dólar Em baixa
5,296
15 de novembro de 2025
sábado, 15 de novembro de 2025

Uma disputa por preferência no MDB

A ex-senadora Rose de Freitas (MDB) quer voltar ao Senado e demonstra determinação em disputar a eleição pelo partido ao qual é filiada há anos. O impasse, porém, passa por dentro da própria legenda, hoje comandada pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Outro nome que também deseja entrar na corrida é o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB).

Nos bastidores, comenta-se que Rose já teria recebido o aval da Executiva Nacional, liderada pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), para concorrer novamente. A grande questão é: o partido dispõe de estrutura, eleitorado e recursos suficientes para sustentar três candidaturas majoritárias em um momento de reconstrução no Espírito Santo?

Caso o governador Renato Casagrande (PSB) venha a renunciar para disputar o Senado, Ricardo assumiria naturalmente o comando do Estado. Nessa hipótese, há quem acredite que ele deixaria a presidência do MDB estadual, transferindo a função a outro nome: e Euclério Sampaio surge como possível substituto.

Analisando o cenário das eleições majoritárias no Espírito Santo, especialmente para o governo e o Senado, a disputa pela vaga na principal Casa Legislativa do País é a mais congestionada. Enquanto para o Palácio Anchieta já existem dois polos bem definidos, o do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e o do grupo de Casagrande. Na corrida senatorial o quadro é bem mais fragmentado.

Em levantamentos recentes de intenção de voto, como os divulgados por ES Hoje, Ricardo aparece atrás de Pazolini e precisa reunir apoios para se manter competitivo. O respaldo de Rose de Freitas, conhecida pelo seu histórico municipalista, seria estratégico.

No entanto, o grupo de Casagrande terá de costurar entendimentos para evitar conflitos internos e o temido “fogo amigo” durante a campanha.

Se Euclério e Rose mantiverem seus projetos, alguém precisará ceder e buscar outro caminho. Já Ricardo, caso seja o nome do grupo com aval do governador, terá a missão de equilibrar interesses e garantir unidade dentro do partido e com seus aliados.

projetos “mais leves” votados na Assembleia Legislativa. Em função da viagem do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), para participação na COP30, não houve nenhuma matéria mais complexa apreciada.

***

Exposição

Durante a COP30, em Belém, o governador aproveitou para visitar a exposição “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado, que ano que vem estará no Cais das Artes.

Discurso pronto

Também na COP30, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), participou de painel sobre os trabalhos que o município executou para enfrentar as mudanças climáticas. E já está com discurso na ponta da língua de que as instituições, no Espírito Santo, trabalham juntas, assim como Casagrande costuma destacar.

***

Alinhamento

O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), voltou da licença-paternidade e já realizou, nessa terça (12), reunião de alinhamento com o secretariado.

***

Post patrocinado I

A vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini (Progressistas), entrou na onda dos posts patrocinados. Vem investindo em publicações nas quais está próxima da população.

Post patrocinado II

Lembrando que Cris tem chances de virar prefeita da Capital caso o atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), de fato, renuncie e vá para a disputa ao governo do Estado.

***

Leis de Vila Velha

Como esta cidade produz normas! Agora há a lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de placas de sinalização nos locais destinados a veículos de alimentação (food trucks) contendo informações sobre autorização de uso e contatos para consulta e fiscalização.

***

Uma disputa por preferência no MDBVistoria

O deputado federal Evair de Melo (Progressistas) visitou, nessa terça (11), as áreas atingidas pelas chuvas em Muniz Freire e colocou a mão na massa para ajuda na recuperação.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Na moita

Pessoa sem-noção da política quase cria uma crise. Haja paciência…

Tá na rede

“Vários países do mundo já proíbem o uso de celulares nas escolas, principalmente aqueles de maior desenvolvimento econômico e social”

Mazinho dos Anjos (PSDB), deputado estadual

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="63695"]