Um palanque, na última semana, da direita capixaba esteve formado. E o tema “segurança pública” foi o responsável por unir diferentes atores políticos que podem andar juntos no próximo pleito.
O articulador desse encontro foi o deputado estadual Lucas Polese (PL), que promoveu, na quinta-feira (6), uma sessão especial na Assembleia Legislativa sobre o crime organizado e o terrorismo na realidade brasileira. O evento reuniu nomes expressivos do campo conservador, como o deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e Maguinha Malta (PL) — filha do senador Magno Malta (PL) e cotada para disputar uma vaga ao Senado.
A movimentação reforça a possibilidade crescente de um entendimento entre PL e Republicanos no Espírito Santo. Mesmo que não haja composição formal de chapa, é cada vez mais provável uma relação mais harmoniosa entre as duas siglas — cenário bem diferente do de 2024, quando Pazolini, em busca da reeleição à Prefeitura de Vitória, enfrentou fortes ataques do núcleo bolsonarista do PL.
O debate sobre segurança pública — intensificado após operações policiais recentes no Rio de Janeiro — tem acentuado o contraste entre as visões políticas sobre o tema. As correntes mais conservadoras, das quais Pazolini faz parte, defendem uma postura mais rígida e assertiva na punição, tese que encontra eco em parte expressiva da sociedade. O prefeito e delegado licenciado da Polícia Civil defende, ainda, revisões na legislação penal para ampliar a efetividade das ações das forças de segurança.
Durante a sessão, Pazolini foi direto: “A pergunta que fazemos é: essa lei é suficiente para que o operador da segurança pública vá às ruas, coloque sua vida em risco para defender a sociedade brasileira? Eu já respondo que não. Essa legislação não atende aos interesses dos brasileiros. Estamos vivendo uma realidade de guerrilha, de opressão à sociedade. E precisamos de leis adequadas para essa realidade”, afirmou.
Fato é que a segurança pública tem se consolidado como ponto de convergência para uma direita capixaba ainda fragmentada, que busca reencontrar unidade e protagonismo político. O tema, além de mobilizar a base conservadora, pode ser o elo necessário para reconstruir alianças e definir os rumos da oposição no Estado.
***
Parceria reforçada
O deputado federal Evair de Melo (Progressistas) publicou foto ao lado do prefeito Pazolini, ratificando a parceria que tem com o chefe do Executivo da Capital, que vem buscando consolidar seu movimento para o Palácio Anchieta.
***
Unha e carne
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), e o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), seguem bastante unidos. Marcelo acompanhou Ricardo, nessa segunda-feira (10), em agenda no município de Muniz Freire, que foi bastante castigado pelos efeitos da chuva.
***
Segurança
Ricardo ainda coordenou reunião do programa Estado Presente na noite dessa segunda-feira. Ele segue apostando nessa pauta para aumentar sua capilaridade com o eleitorado.
Mais um
Ainda sobre Ricardo, o vice-governador participa de mais um encontro do “Vamos Nessa” com o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) nesta terça-feira (11).
Reuniões e reuniões
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), participou de diversos painéis no primeiro dia de COP30. Aproveitou para divulgar as ações do Espírito Santo.
***
Próximo
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), esteve na cola de Casagrande durante as agendas na COP30.
Mais uma
A deputada estadual Camila Valadão (PSOL) participa nesta semana da COP30. Além das agendas oficiais da conferência, a parlamentar também vai integrar o Encontro Internacional de Parlamentares em Defesa do Clima.
Mais um
Quem também bate ponto no evento mundial é o ex-governador do Estado Paulo Hartung (PSD), que é presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
***
Orçamento I
Orçamento começou a tramitar na Assembleia Legislativa. E um dos debates entre os deputados estaduais está relacionado ao valor das emendas.
Orçamento II
Cabe lembrar que as emendas parlamentares não são impositivas, ficando os deputados dependentes do “sim” do governo estadual.
***
Leis de Vila Velha
Município canela-verde agora tem a lei que cria a “Política Municipal de Tolerância Zero às Ocupações e Invasões Irregulares de Imóveis Públicos e Privados”.
Diálogo no STF
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), Francisco Berdeal, foi um dos participantes de reunião, nessa segunda-feira (10), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em Brasília. Ele esteve ladeado de outros procuradores-gerais de Justiça. Na pauta, ações conjuntas de enfrentamento ao crime organizado e estratégias de cooperação com o Ministério Público brasileiro.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Tem gente passando recibo após fim de “relacionamento”. Risos.
Tá na rede
“Esteja atento ao que está acontecendo na Câmara dos Deputados. A extrema-direita não tem limites”
Helder Salomão (PT), deputado federal











