A prefeitura de Alfredo Chaves informou, na manhã desta terça-feira (11), que foi confirmado um caso de meningite no município (Meningite meningocócica). O paciente encontra-se sob acompanhamento e recebendo toda a assistência necessária da equipe de saúde. Mais de 100 casos já foram confirmados no Espírito Santo em 2025 e 24 óbitos.
A administração disse que Secretaria de Saúde segue monitorando a situação de forma contínua e reforça que, até o momento, não há motivo para pânico ou medidas restritivas.
“Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, sonolência ou manchas na pele, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima. É importante reforçar que a meningite possui diferentes causas, podendo ser viral, bacteriana ou fúngica. A forma viral é a mais comum e geralmente tem boa evolução, enquanto a bacteriana requer maior atenção, mas não se transmite com facilidade quando as medidas de prevenção são respeitadas”, publicou comunicado a secretaria.
Todas as medidas de vigilância epidemiológica e controle foram imediatamente adotadas, conforme os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, incluindo a identificação e monitoramento dos contatos próximos do paciente, que já receberam as orientações e cuidados preventivos adequados.
A Secretaria orienta a população para que mantenha a calma e adote medidas simples de prevenção:
• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão.
• Evitar compartilhar objetos de uso pessoal (copos, talheres, escovas de dente).
• Manter os ambientes bem ventilados.
• Atualizar o cartão de vacinação, especialmente com as vacinas contra meningite, disponíveis gratuitamente nas Unidades de Saúde.











