Durante patrulhamento preventivo na manhã deste sábado (8), agentes da Guarda Municipal da Serra prenderam Davi Couto Santos Paranhos, conhecido como “Chokito”, de 20 anos, apontado como integrante do Terceiro Comando Puro (TCP) e um dos nomes já citados em investigações da Polícia Civil sobre o crime organizado na Grande Vitória.
A prisão aconteceu no bairro Eldorado, quando os agentes reconheceram o suspeito na Avenida Martin Pescador. Após consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão, foi confirmado que ele tinha uma ordem judicial expedida pela 2ª Vara Criminal de Vitória por associação criminosa.
De acordo com a Polícia Civil, além do cumprimento do mandado, “Chokito” foi autuado em flagrante por corrupção ativa após tentar subornar os agentes da Guarda Municipal. O suspeito foi encaminhado para o Centro de Triagem do Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa, na Serra.
A detenção reforça o cerco das forças de segurança aos braços do TCP, facção que disputa território com o Primeiro Comando de Vitória (PCV), alvo da Operação Marujada, deflagrada pela Polícia Civil em abril deste ano.
Na investigação, que resultou na denúncia de 21 pessoas ao Ministério Público Estadual, Davi Couto Santos Paranhos foi apontado como gerente do tráfico ligado ao grupo de Fernando Moraes Pereira Pimenta, o “Marujo”, que comandava a facção rival PCV até ser preso em 2023.
Após a prisão de Marujo, parte da estrutura criminosa se desfez, e remanescentes migraram para o TCP, que passou a tentar dominar áreas antes controladas pelo PCV. O delegado Alan Moreno, à frente da operação, destacou que a guerra entre os dois grupos intensificou-se após a captura de líderes como Jean Finamore Bento, o “Boca de Lata”, considerado sucessor de Marujo.











