Mais de 85 mil candidatos do Espírito Santo estão inscritos para participar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (9). A prova será aplicada em todo o país, com questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação.
Das 34.535 inscrições pré-preenchidas por estudantes concluintes da rede pública estadual, 27.701 confirmaram participação, o que representa 80,21%. No estado, o exame conta com 50.540 candidatos isentos e 35.380 pagantes.
No cenário nacional, os estados com maior número de inscritos são São Paulo (751.648), Minas Gerais (464.994) e Bahia (428.019).
Trânsito e transporte
Em Vitória, as ruas de lazer e ciclofaixas não serão montadas neste domingo (9) nem no próximo (16), quando ocorre o segundo dia de prova. Segundo a Gerência de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (Gpot) da Guarda de Vitória, a medida busca garantir maior fluidez no tráfego por causa do aumento na circulação de veículos.
Em Vila Velha, a rua de lazer da Praia de Itaparica também não funcionará no dia do exame. Já na Serra e em Cariacica, agentes de trânsito estarão nas ruas para orientar o fluxo, mas sem grandes interdições.
O sistema Transcol terá gratuidade nas passagens durante os dias de prova e contará com ônibus extras de reserva nos terminais, para atender à demanda dos candidatos.
O que levar e o que evitar
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o início das provas às 13h30 (horário de Brasília). A duração é de 5h30 no primeiro dia.
Os candidatos devem levar documento oficial com foto e caneta esferográfica preta de material transparente. É permitido levar água em garrafa transparente e sem rótulo, além de lanche.
O celular e outros equipamentos eletrônicos, incluindo relógios inteligentes e fones de ouvido, devem ser desligados e guardados dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador. O descumprimento pode resultar na eliminação do participante.
Também não é permitido portar óculos escuros, bonés, chapéus, gorros ou relógios de pulso durante a prova. O participante que insistir em usar ou manusear qualquer item eletrônico dentro da sala também será eliminado.
Durante o exame, o candidato pode sair da sala apenas após duas horas do início da prova, e só poderá levar o caderno de questões faltando 30 minutos para o término.
O segundo dia de provas será no domingo seguinte (16), com as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza.











