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Empresa familiar capixaba, com 34 anos de história, conquista 20 estados e projeta expansão

A empresa Damare representa o vigor da indústria familiar capixaba que se transforma, cresce e reafirma seu lugar no Brasil. Fundada em 1991 na cidade de Águia Branca, no interior do Espírito Santo, completou 34 anos em 2025 e carrega consigo uma trajetória marcada por dedicação, inovação e respeito às raízes. Ao longo dessas mais de três décadas, a Damare construiu quatro fábricas distribuídas em três estados brasileiros — duas no Espírito Santo (Montanha: produtos refrigerados + café), uma em Minas Gerais (Teófilo Otoni) e outra em Sergipe (Muribeca) — configurando hoje uma presença nacional que ultrapassa 20 unidades federativas e gera centenas de empregos diretos.

Cultura Familiar

No cerne da Damare está a cultura familiar. Sob a liderança do presidente Cláudio Rezende e da sua irmã, diretora-comercial e de logística, Daniela Rezende, a empresa mantém valores sólidos a cada etapa da cadeia produtiva — desde a produção até a entrega nas prateleiras. “Toda essa operação exige uma robusta gestão de ponta a ponta para garantir a qualidade e a segurança do nosso trabalho”, reforça Cláudio Rezende.

Expansão geográfica e de produção

O avanço da empresa de alimentos vai além da mera expansão geográfica. Em Minas e no Nordeste, a Damare está investindo fortemente para dobrar a produção em unidades-chave. Na fábrica de Muribeca (SE) o investimento de R$ 50 milhões para expansão foi anunciado em 2025, com a meta de dobrar a capacidade de beneficiamento de leite, partindo de cerca de 250 mil litros por mês para 500 mil litros mensais a partir de 2026.

Empresa familiar capixaba, com 34 anos de história, conquista 20 estados e projeta expansão
Leite Damare (Cloves Louzada)

Simultaneamente, sua unidade em Teófilo Otoni (MG), considerada a 5a maior produtora de cremes do Brasil, a companhia tem meta de crescimento expressivo na produção de creme culinário, leite condensado e achocolatados — segmentos em que a Damare já figura entre os maiores do país. Atualmente produzem 200 toneladas de creme culinário, leite condensado e achocolatados. Com o investimento finalizado nessa unidade, a capacidade é produzir até 1.000 toneladas mensalmente e assim, ser considerada a 3a maior produtora de cremes do Brasil, anunciou Cláudio Rezende, presidente da Damare.

Nova identidade visual e posicionamento

Empresa familiar capixaba, com 34 anos de história, conquista 20 estados e projeta expansão
Requeijão e manteiga Damare (Cloves Louzada)

O portfólio da Damare é vasto: cerca de 80 a 90 produtos que abrangem desde leite, queijos, requeijões, bebidas lácteas, crema culinário e café, entre outros. Por exemplo, sua unidade no Norte capixaba — Montanha (ES) — concentra produtos refrigerados e café conilon, segmento que registrou crescimento de aproximadamente 200 % no último ano. Esses números evidenciam o dinamismo da marca e sua capacidade de diversificar com consistência.

Um marco recente dessa jornada foi o lançamento do rebranding no dia 5 de novembro de 2025. Em evento com jornalistas, empresários e convidados realizado no Sicoob Café Hall (Findes), a Damare apresentou sua nova identidade visual, nova arquitetura de portfólio e embalagens redesenhadas, em parceria com a agência CBA B+G. Durante a apresentação, foi enfatizado que esse novo momento se insere na estratégia de expansão nacional, de consolidação da marca e de reforço da conexão emocional com as famílias brasileiras.

Empresa familiar capixaba, com 34 anos de história, conquista 20 estados e projeta expansão
Paulo Baraona (Presidente da Findes), Claudio Rezende (Presidente da Damare) e Helio Schneider (Superintendente da Acaps) – Foto: Cloves Louzada

A ideia é fazer com que seus produtos — presentes no café da manhã, no almoço e na sobremesa — sejam vistos não apenas como alimento, mas como inspiração para momentos reais em família, e de cultura local que se amplia para o Brasil todo. Ao mesmo tempo, a nova embalagem foi desenhada para facilitar a escolha do consumidor nos pontos de venda e reforçar o reconhecimento da marca nas gôndolas.

O rebranding também acompanha uma fase de crescimento acelerado: para 2026, a empresa projeta faturamento da ordem de R$ 1,2 bilhão — após estimativa de R$ 1 bilhão para 2025 — e crescimento médio acima de 20 % nos três últimos anos. Essas metas são sustentadas por sua estratégia em segmentos de alto desempenho, como o leite condensado, creme culinário e café, e pela capilaridade de sua rede de distribuição que atinge mais de 1 milhão de lares todos os dias.

Conclui-se que a Damare, ao olhar para o próximo ciclo, faz isso com uma consciência clara de sua herança. Em seu DNA estão o Espírito Santo, as famílias de produtores, o café, o leite e a mesa da casa brasileira — ingredientes que, repaginados, renovados e ampliados, transformam-se em oportunidades, mercados e experiências para uma nova geração de consumidores.

Responsabilidade social e sustentável

Na vertente de responsabilidade social e ambiental, a Damare também se destaca. Em sua primeira fábrica, em Águia Branca (ES), foi instalado um centro da Pestalozzi para cerca de 200 pessoas, fruto de uma política de doação do patrimônio da empresa à comunidade. Além disso, suas plantas industriais enfatizam a sustentabilidade em produção e logística — são milhares de quilômetros rodados por mês, mais de um milhão de embalagens produzidas por dia e rígido controle de qualidade e meio ambiente.

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