Dólar Em baixa
5,350
6 de novembro de 2025
quinta-feira, 6 de novembro de 2025
Vitória
23ºC
Dólar Em baixa
5,350

Exportadores capixabas projetam crescimento de embarques de café pelo ES já em 2026

As exportações de café pelo Espírito Santo (ES) estão prestes a alcançar a segunda maior receita cambial da história. Dados preliminares do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) indicam que o Estado deve ultrapassar, após 14 anos, a marca de US$ 1,063 bilhão em exportações do produto.

Entre janeiro e outubro de 2025, 3,7 milhões de sacas de café foram embarcadas pelos portos capixabas. Mantido o ritmo dos últimos meses, o volume total do ano deve chegar a 4,4 milhões de sacas. Embora o número seja inferior ao registrado em 2023 e 2024 — quando o Espírito Santo exportou, respectivamente, 5,2 milhões e 8,4 milhões de sacas —, o resultado financeiro se destaca: até outubro, a receita cambial já somava US$ 1,061 bilhão, o que representa 59% do total de 2024 e 29% acima do apurado em 2023.

Segundo o CCCV, o desempenho de 2025 foi influenciado pelo baixo nível de oferta dos produtores, mesmo diante de preços acima da média histórica, especialmente para o café conilon. Outro fator que limitou embarques maiores foi a competitividade dos “robustas” do Vietnã no mercado internacional, além do “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos sobre cafés brasileiros.

A entidade reitera que a participação nas exportações – especialmente no caso do conilon – deve consolidar uma constância das ofertas no mercado internacional com o objetivo de incluir nosso “robusta” (conilon capixaba) nos blends de todos os países, assim como já ocorre com os arábicas do Espírito Santo que já têm seu mercado assegurado e cativo.

Cenário promissor para 2026

Apesar das pressões enfrentadas em 2025, as perspectivas para 2026 são amplamente positivas. De acordo com o CCCV, as condições climáticas favoráveis e os investimentos dos produtores em mecanização e manejo das lavouras, impulsionados por bons preços nos últimos anos, devem resultar em uma boa colheita.

Outro fator de otimismo é o avanço da infraestrutura logística no Espírito Santo. O Terminal de Vila Velha (TVV), operado pela Log-In Logística Integrada, concluiu recentemente um amplo programa de modernização, incluindo a atualização completa dos portêineres.

Segundo o presidente do CCCV, Fabrício Tristão, o terminal teve desempenho exemplar no último ano: “Mesmo com parte dos equipamentos em reforma, o TVV registrou recorde histórico de movimentação de café e também de importação de veículos elétricos, demonstrando alta eficiência operacional”, destacou.

Na última semana, o TVV deu mais um passo rumo à modernização ao inaugurar a operação remota dos portêineres, tornando-se o primeiro porto da América Latina a adotar essa tecnologia. Em 2026, o terminal também contará com uma área adicional de 65 mil m², ampliando a capacidade de recepção, estufagem e embarque de café.

Além da Log-In TVV, os terminais da VPorts e da Portocel — que em 2024 realizaram suas primeiras operações de exportação de café na modalidade break-bulk — também estarão prontos para atender novas demandas nessa configuração logística.

“A melhora significativa das condições da logística portuária capixaba, aliadas à expectativa de uma safra expressiva, devem impulsionar os embarques de café pelo Espírito Santo em 2026. No mês passado, o CCCV visitou importadores europeus junto com representantes da logística do ES, fortalecendo o relacionamento comercial e reafirmando o compromisso de escoar o maior volume possível de café para o exterior. Estamos otimistas, mas seguimos acompanhando e apoiando fortemente  as melhorias do setor!”, conclui Fabrício Tristão.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas