Espírito Santo é referência nacional em gestão de excelência no saneamento. As unidades da Aegea-ES — responsáveis pelas operações das concessionárias Ambiental Serra, Ambiental Vila Velha e Ambiental Cariacica, em parceria público-privada com a Cesan — conquistaram o Troféu de Reconhecimento do PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, na categoria AMEGSA Nível I, consolidando o Estado como referência nacional em eficiência e inovação no setor.
Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o PNQS é considerado o “Oscar do saneamento brasileiro”, reconhecendo empresas que se destacam pela excelência na gestão e pela busca constante da melhoria dos serviços prestados à população.
Impacto dos serviços aos capixabas
A Aegea-ES, por meio das Ambiental Serra, Vila Velha e Cariacica, atende quase 1,5 milhão de moradores capixabas. E, a conquista representa mais do que um prêmio: é o reconhecimento de um trabalho contínuo de transformação e compromisso com a qualidade de vida. Sob a gestão da companhia, as empresas vêm ampliando o acesso ao esgotamento sanitário e aprimorando processos operacionais com foco em sustentabilidade, inovação e eficiência.
“Esse reconhecimento é resultado do empenho de cada colaborador, da parceria com o poder público e da confiança da população nos serviços que prestamos. O prêmio simboliza nossa missão de transformar o saneamento em valor social, econômico e ambiental para o Estado”, destaca a diretora-presidente da Aegea-ES, Lucilaine Medeiros.
A conquista também reafirma a importância das parcerias público-privadas como modelo eficiente para promover avanços estruturais e garantir serviços de qualidade. Na Serra, Vila Velha e Cariacica, o trabalho integrado entre Aegea-ES e Cesan tem gerado resultados expressivos na ampliação da cobertura de esgoto, na modernização dos sistemas e na sustentabilidade das operações.











