Dólar Em baixa
5,354
6 de novembro de 2025
quinta-feira, 6 de novembro de 2025
Vitória
27ºC
Dólar Em baixa
5,354

Destino Espírito Santo será destaque em feira internacional de turismo

O Espírito Santo soube transformar dificuldade em oportunidade, e o turismo saiu ganhando. Por seu potencial para gerar consumo de serviços e produtos, o setor é considerado importante matriz econômica para o estado, diante dos impactos da reforma tributária na arrecadação de receita. “Do ano passado para cá, uma forte mobilização, nunca vista no Espírito Santo, têm direcionado ações de fortalecimento para o turismo, e os resultados já podem ser vistos. Uma pesquisa compilada pelo Sebrae/ES, com informações do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), mostrou que o Espírito Santo ocupa, dentre todos os estados brasileiros, a 4ª posição no ranking de crescimento interanual do volume das atividades turísticas no 1º trimestre de 2025”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Essa atuação, forte e alinhada por meio de esforços conjuntos, está ultrapassando as fronteiras do estado e ganhando o país. Desta quinta-feira (6) até o próximo dia 9, o estado vai ser destaque com um estande na Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Por lá, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); o Sebrae/ES; o Conselho Estadual de Turismo (Contures); e a Câmara Empresarial de Turismo do ES, do Sistema Fecomércio-ES; representam o destino Espírito Santo. O estande vai dar visibilidade para as riquezas naturais, culturais e gastronômicas do estado, além de dar oportunidade para que os visitantes provem cafés capixabas.

“Essa participação na feira se apresenta como oportunidade para reforço do posicionamento e reconhecimento do estado no mercado nacional, já que esse é um dos eventos mais relevantes do segmento no país”, salienta a gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi. Além de um estande de 36 metros quadrados, que exibe os principais atributos da oferta de produtos e destinos do Espírito Santo, ocorrem, em paralelo, uma experiência no espaço Casa Nostra, além de missões técnicas com gestores públicos e empresários.

Renata destaca que o Espírito Santo desembarca na Festuris Gramado 2025 com uma proposta que reflete a maturidade e a sofisticação de seu turismo. “Temos uma diversidade organizada. Queremos oferecer uma abordagem estratégica que reconhece os múltiplos interesses dos agentes de viagens presentes na feira. Sabemos que parte do público busca alternativas aos destinos de frio consagrados, enquanto outra parcela, especialmente do Sul do país, anseia por sol, praia e novas experiências culturais”.

O superintendente do Sebrae/ES reforça que a presença do estado na feira é bem direcionada e estratégica. “Vamos além da simples exposição. O estande será um hub de negócios, em que cada agente pode encontrar, de forma clara e objetiva, um produto turístico capixaba pronto para ser comercializado. Apresentamos um Espírito Santo completo, versátil e preparado para surpreender”.

Produtos bem definidos

Para atender a uma demanda plural, a participação do Espírito Santo está estruturada em quatro frentes de produtos bem definidas, que funcionam como opções de entrada. Com olhar para o que os agentes de viagem buscam para cada perfil de cliente, serão trabalhadas as frentes: Montanhas – frio, agroturismo de referência e gastronomia sofisticada; Mar – Praias desejadas, tranquilidade e a autêntica gastronomia capixaba; Cultura – riqueza histórica, turismo religioso, gastronomia capixaba e as vibrantes tradições populares, como o Congo; e Natureza e ecoturismo – natureza exuberante, parques nacionais e turismo de aventura.

“Essa narrativa é um convite à exploração. Apresentamos quatro ‘Espíritos Santos’ distintos e complementares, cada um com identidade própria, roteiros estruturados e potencial para encantar diferentes perfis de viajantes”, revela Renata.

Casa Nostra: turismo de experiência e acessibilidade

Em uma ação inovadora de inclusão, o produto de turismo de experiência Casa Nostra, localizado originalmente no Distrito de Pindobas, Venda Nova do Imigrante, é transportado para Gramado. Em uma versão especial, uma réplica da Casa Nostra é apresentada ao público com uma experiência que direciona o olhar para a importância da acessibilidade.

A ideia é ir além de expor esse produto, mas demonstrar na prática como é possível integrar acessibilidade, sustentabilidade e experiências turísticas autênticas e memoráveis. “Será um case vivo, que servirá de inspiração para que outros destinos e agentes a abracem um turismo verdadeiramente feito que todos possam desfrutar”, afirma a gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.

O que é a Festuris?

Com mais de três décadas de história, a 37ª edição da Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado mantém a missão de conectar marcas, destinos e pessoas, consolidando-se como a feira de negócios turísticos mais efetiva das Américas. Em 2024, a feira reuniu mais de 15 mil profissionais, 2.700 marcas expositoras e 53 destinos internacionais, movimentando cerca de R$ 480 milhões em negócios. A expectativa para 2025 é superar esses números. Com 98% de aprovação do público, o evento destaca-se também pelos oito palcos de conteúdo e pelo forte alcance na mídia, com mais de 500 profissionais de imprensa credenciados.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas