O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), deu início, nesta terça-feira (4), à 2ª Feira Capixaba da Agroindústria. Em um palanque repleto de parlamentares e representantes de diversas instituições, o deputado de Cariacica recebeu o que pode ser considerado seu primeiro presente político mirando 2026.
Diante de uma plateia repleta de lideranças, Marcelo ouviu do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) a promessa de continuidade do programa “Arranjos Produtivos”, desenvolvido pelo parlamentar, enquanto perdurar a parceria entre ele e o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).
Pelas próprias palavras de Marcelo, é possível dimensionar a abrangência da iniciativa: “São 27 cidades (visitadas), já dialogamos com mais de 25 mil homens e mulheres do campo, estamos presentes em aproximadamente 3 mil propriedades. Estamos diversificando, levando conhecimento, tratando da questão fundamental do crédito de carbono, da proteção ambiental das nascentes, da formação de pequenas agroindústrias e do apoio à organização associativa”.
Com estratégia e sensibilidade política, Marcelo construiu uma ponte sólida com o público rural, especialmente com os pequenos produtores, base essencial da economia agrícola capixaba. Essa aproximação, além de politicamente oportuna, amplia seu alcance eleitoral. É uma semente plantada que pode render bons frutos.
Se antes Ricardo, figura central na condução do setor agrícola do Estado, demonstrava certa resistência à iniciativa de Marcelo, hoje o cenário é outro. Os arranjos da política aproximaram o presidente da Assembleia do vice-governador. Ambos perceberam que podem se beneficiar mutuamente dessa parceria.
Com o aval de Casagrande, Ricardo busca fortalecer suas bases para uma possível candidatura ao governo e crescer nas pesquisas. Marcelo, por sua vez, tem como plano principal disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não descarta voos mais altos, inclusive a possibilidade de compor uma chapa majoritária como vice.
A manutenção dos “Arranjos Produtivos”, garantida publicamente por Ricardo, dá a Marcelo o suporte necessário para seguir dialogando com o setor agrícola e consolidar sua presença política no interior, ainda que esse não seja, oficialmente, o propósito declarado.
Ambicioso e habilidoso, Marcelo segue pavimentando o caminho para novos projetos. Aguarda, naturalmente, as definições da federação União Progressista — liderada no Estado pelo deputado federal Da Vitória (Progressistas). Mas, enquanto isso, já começa a colher os primeiros “presentes políticos” deste fim de ano. O primeiro, sem dúvida, foi a garantia de que continuará em contato direto com um público estratégico e altamente receptivo: o dos pequenos produtores rurais.
***
Mais um
Ricardo Ferraço participou de mais um lotado encontro do “Vamos Nessa”, promovido em Cariacica pelo prefeito municipal Euclério Sampaio (MDB). O ex-vereador de Vitória e delegado de Polícia Civil Leandro Piquet (Progressistas) foi um dos presentes.
Drones
A Secretaria de Estado da Justiça e a Polícia Penal publicaram portaria conjunta que regulamente o uso de drones nos presídios. Há série de normas.
Leão no calendário!
Entrou no calendário de eventos oficiais de Vila Velha a feijoada da Mocidade Unida da Glória. O evento acontece sempre em agosto, no domingo de Dia dos Pais.
Créditos e créditos
Poderes municipais e estadual seguem com abertura de créditos suplementares. Alguns valores chamam bastante a atenção.
***
Comemoração I
A presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado para o senador Fabiano Contarato (PT) foi bastante comemorada na ala governista. Um dos motivos é evitar problemas para a gestão de Lula (PT).
Comemoração II
Outro ponto envolve holofotes e possibilidade de Contarato conquistar público do centro na sua tarefa de buscar a reeleição ao Senado.
***
Pião
Uma cena curiosa em Brasília. O coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas), acompanhou o talento do presidente da Câmara de Mimoso do Sul, Nem Sarte (Progressistas), na brincadeira de pião.
Para não esquecer
Completaram, nesta quarta-feira (5), 10 anos do rompimento da barragem de Mariana e que impactou diretamente o Rio Doce e o litoral capixaba.
***
Professor João
O deputado estadual João Coser (PT) dialogou com estudantes e mostrou um pouco da Assembleia Legislativa nessa terça (4).
***
Ecos dos EUA?
Chama a atenção a eleição de Zohran Mamdani como prefeito de Nova York. Ele é democrata e opositor ferrenho ao presidente dos EUA, Donald Trump. Lembrando que acontecimentos da política norte-americana têm algum tipo de influência no Brasil.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Alguns políticos ficaram com vergonha de um momento realizado por um determinado poder. Risos.
Tá na rede
“Vamos ver se terão coragem de enfrentar o crime organizado”
Magno Malta (PL), senador











