Dólar Em baixa
5,375
31 de outubro de 2025
sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Vitória
21ºC
Dólar Em baixa
5,375

Surto de infecção: pacientes na expectativa de resultados de exames nesta sexta (31)

Está previsto para esta sexta-feira (31) os resultados de exames colhidos em pacientes internados no Hospital Santa Rita, em Vitória, e outros leitos do SUS em diversas cidades capixabas, a partir de infecção identificada no HSR. O surto misterioso foi antecipado por ES Hoje e atingiu, primeiramente, trabalhadores da saúde do hospital.

Segundo funcionários, há suspeitas de que possa se tratar de um agente viral ou bacteriano, mas os exames realizados até agora apresentaram resultados inconclusivos. Na segunda-feira (27) o secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, informou que cerca de 300 patógenos estão sendo estados na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e no Laboratório Central do ES (Lacen).

O Hospital Santa Rita de Cássia é uma das principais unidades de alta complexidade da Grande Vitória, com atendimento público e privado. Na área considerada epicentro da crise na saúde foi criada uma sala de situação com membros da Sesa e também do Ministério da Saúde.

Nesta quinta-feira (30) a direção do Hospital Santa Rita emitiu nota informando que “permanece empenhada na investigação e resolução deste lamentável ocorrido, atuando de forma articulada e contínua com a Vigilância Sanitária e demais órgãos competentes. Até o momento, os exames seguem sem resultados conclusivos, estando em fase de ampliação da coleta de amostras no setor afetado, a fim de assegurar uma análise precisa e completa da situação”.

O hospital garantiu que todos os colaboradores, incluindo a equipe médica, estão recebendo acompanhamento integral, em conformidade com os protocolos internos de segurança e saúde ocupacional.

A pneumologista Jessica Polese destacou a preocupação com pacientes do setor de oncologia, onde um caso foi identificado. “Os sintomas parecidos com os de uma pneumonia podem ter diferentes causas — desde bactérias e vírus, e até fungos — e a investigação ajuda a direcionar o tratamento correto. Com a suspeita de contaminação em pacientes, medidas como o isolamento dos colaboradores afetados e a higienização dos ambientes são fundamentais para garantir a segurança de todos e evitar novos casos, além do uso de máscaras. Esse tipo de cuidado é essencial em unidades que lidam com pessoas mais vulneráveis, como as áreas oncológicas”.

O que se sabe sobre o caso:

  • Quantas pessoas infectadas e internadas: 88 pessoas (até a noite de quarta, 30)
  • Quem são as pessoas: médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais da manutenção e do setor administrativo, acompanhantes de pacientes
  • Primeiro caso de infecção: 16 de outubro
  • Qual setor do hospital registrou o surto: Setor E onde são atendidos pacientes do SUS
  • Medidas adotadas pelo hospital: Isolamento parcial, de uso de máscara comum e consumo água somente mineral. Os bebedouros estão lacrados.
  • Exames Laboratoriais: Resultados obtidos até agora apontam algumas direções, sem a definição do agente causador do surto. Vírus ou Bactéria.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas